14 setembro 2019 8:19
Mais más notícias para Rui Rio: não é só na popularidade e nas intenções de voto que António Costa se destaca em relação ao líder do PSD. Também na avaliação de um conjunto de características pessoais, o líder socialista esmaga o seu opositor social-democrata, de acordo com a sondagem do ICS e do ISCTE para o Expresso e a SIC (cujo relatório pode ver aqui).
“Esmaga” não é facilitismo de linguagem ou exagero: Costa surge muito à frente de Rio qualquer que seja a característica pessoal em causa, e essa grande vantagem verifica-se tanto quando olhamos para o total da amostra, como quando analisamos apenas os inquiridos que dizem não ter qualquer simpatia partidária. E este é um pormenor especialmente preocupante para Rui Rio. Porquê? Porque desde que se candidatou à liderança do PSD Rio assume que a sua mensagem se direciona para os eleitores desencantados, que não se identificam com qualquer partido e, por isso, têm engrossado a coluna dos abstencionistas. Ora, este estudo mostra que esse eleitorado que Rio esperava mobilizar não se deixou impressionar com o líder do PSD. E, na comparação entre Rio e Costa, reconhece muito mais qualidades ao atual chefe do Governo do que ao líder da oposição.
Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. Pode usar a app do Expresso - iOS e Android - para descarregar as edições para leitura offline)