12 novembro 2014 20:27

O relógio Henry Graves Supercomplication combina 24 funções e demorou sete anos a ser concebido
Relógio mais famoso e mais caro do mundo foi vendido pela Sotheby's: um Patek Philippe que levou sete anos a conceber.
12 novembro 2014 20:27
O relógio mais "complicado" do mundo foi leiloado pela Sotheby's esta terça-feira, em Genebra, tendo sido arrematado por 23,2 milhões de francos suíços (19,3 milhões de euros). Ao fim de quinze minutos de suspense e licitações sucessivas, o relógio Henry Graves Supercomplication foi comprado por um dos cinco licitantes presentes na sala, que preferiu ficar no anonimato.
O relógio, que pesa cerca de meio quilo, combina 24 funções ("complications") que o tornam o mais complexo de toda a história da relojoaria manual. O Supercomplication foi concebido entre 1925 e 1932 e entregue a 19 de janeiro de 1933. O cliente Herny Graves Jr. (1868-1953) teve de esperar oito anos porque pediu explicitamente "o relógio mais complicado do mundo".
Assinado pela relojoaria Patek Philippe, o Supercomplication mostra muito mais do que as horas. Com duas faces, o relógio exibe o dia, o mês, as fases da lua, a hora do nascer e do pôr-do-sol. Além de tudo isto, inclui ainda um calendário perpétuo, alarme, badaladas em sintonia com o relógio londrino Big Ben e um mapa celeste, que mostra as estrelas visíveis a partir do apartamento nova-iorquino de Graves.
Esta obra-prima da relojoaria nasceu de uma simples rivalidade entre Henry Graves Jr., coleccionador e membro de uma família de bancários, e James Ward Packard, engenheiro de automóveis. Graves começou a comprar relógios da Patek Phillipe em 1910, tornando-se o mais notável cliente da relojoaria suíça.
A competitividade de Graves valeu-lhe esta relíquia, que se manteve na família até 1969. Naquele ano, o neto vendeu-o a Steth G. Atwood, fundador do Museu do Tempo, local onde ficou até 1999, ano em que o museu encerrou.
Segundo o jornal "The Independent", há uma história que relata que, durante a Grande Depressão americana, Henry Graves pensou em atirar o relógio à água, enquanto remava com a filha no lago Saranoc, em Adirondacks. A razão de tal gesto seria simples: tal luxo não lhe trouxera "nada mais do que problemas". Felizmente, para o actual proprietário do Sucpercomplication, a filha dissuadiu-o de tal ideia.