Exclusivo

Guerra na Ucrânia

Manuais emitidos na Suécia, na Finlândia e na Noruega antecipam hostilidades russas: “É provável que ocorram a partir de 2025”

Exercícios militares na NATO em Gotland, Suécia
Exercícios militares na NATO em Gotland, Suécia
Anadolu

A Noruega, a Finlândia e a Suécia emitiram manuais para os seus cidadãos detalhando as estratégias de sobrevivência em caso de guerra. Estes guias, embora adaptados ao contexto específico de cada nação, partilham temas comuns de preparação e resiliência. Os três países manifestam apreensão relativamente à potencial agressão russa, uma preocupação que se intensificou desde que a Finlândia e a Suécia aderiram à NATO. Os analistas consideram que os próximos tempos serão mesmo mais difíceis

“Mantenha este panfleto em lugar seguro. (…) Se a Suécia for atacada, nunca nos renderemos. Qualquer sugestão em contrário é falsa.” Nesta versão do panfleto “Em Caso de Crise ou Guerra”, distribuído aos milhões na Suécia, o aviso surge logo na primeira página após o índice. Em 2018, tinha sido feita a primeira revisão significativa deste manual desde a Guerra Fria, depois da anexação da Crimeia pela Rússia, em 2014, e quando a Suécia ainda não tinha aderido à NATO. A versão de 2024 contém quase o dobro do número de páginas (32), onde são elencadas as medidas para procurar abrigo e proceder à evacuação de edifícios, prestar assistência e proteger os animais de estimação.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate