Guerra na Ucrânia

Ex-Presidente russo diz que “o mundo está muito provavelmente à beira de uma nova guerra mundial”

Ex-Presidente russo diz que “o mundo está muito provavelmente à beira de uma nova guerra mundial”
LOIC VENANCE / AFP / GETTY IMAGES

Dmitry Medvedev afirmou também que os riscos de um confronto nuclear estão a aumentar a cada dia que passa

O vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia e aliado de Vladimir Putin alertou esta terça-feira que o mundo está na iminência de uma nova guerra mundial e que os riscos de um confronto nuclear estão a aumentar a cada dia que passa, relata a agência Reuters.

Durante uma conferência em Moscovo, Dmitry Medvedev afirmou que “o mundo está doente e muito provavelmente à beira de uma nova guerra mundial”. O ex-Presidente e ex-primeiro-ministro da Rússia acrescentou que “a ameaça [nuclear] existe e está a crescer a cada dia por razões conhecidas”.

Medvedev lembrou também que os “potenciais adversários” da Rússia, numa referência clara aos Estados Unidos, “não devem subestimar” a prontidão do seu arsenal nuclear. “As armas nucleares podem ser usadas se a Rússia enfrentar um ato de agressão envolvendo outros tipos de armas, que ameacem a própria existência do Estado”, disse.

Esta mensagem já tinha sido transmitida pelo seu aliado, o Presidente Vladimir Putin, que além de dizer que esta é a década mais perigosa desde a altura da II Guerra Mundial, insiste que a Rússia utilizará todos os recursos ao seu dispor para se defender.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas