Guerra na Ucrânia

Inglaterra doa à Ucrânia três mil milhões de libras para financiar capacidade militar e reconstrução do país

3 agosto 2022 18:10

a perry/unsplash

3 agosto 2022 18:10

O Ministro das Finanças britânico, Nadeem Zahav, avançou que Inglaterra planeia doar à Ucrânia 3 mil milhões de libras (o equivalente a cerca de 3,6 mil milhões de euros) em verbas destinadas a fortalecer as suas capacidades de defesa e também à reconstrução de edificado atingido pela guerra.

Segundo a Sky News, a doação à Ucrânia será também financiada através de linhas de crédito que permitem aos exportadores britânicos "proteger e ajudar a restaurar a Ucrânia", com fundos fornecidos pelo UK Export Finance (UKEF).

O ministro britânico das Finanças, que assumiu o cargo há algumas semanas, tem sido particularmente ativo a tentar viabilizar o acordo para ceder os fundos ao país invadido pela Rússia, frisando ser "importante que continuemos a apoiar o governo da Ucrânia de todas as maneiras que pudermos, e demonstrar nossa fé no futuro da Ucrânia".

O dinheiro doado por Inglaterra será direcionado essencialmente para as Forças Armadas ucranianas e financiar contratos militares relevantes, num valor até 2,3 mil milhões de libas, enquanto os restantes 700 milhões de libras se destinam a projetos de reconstrução.