Europa bloqueia todas as plataformas dos canais de informação estatais russos
Numa sanção inédita imposta à Rússia, estão a ser bloqueados os acessos do canal RT e da agência Sputnik a todas as plataformas na Europa, incluindo satélite e internet
Numa sanção inédita imposta à Rússia, estão a ser bloqueados os acessos do canal RT e da agência Sputnik a todas as plataformas na Europa, incluindo satélite e internet
A União Europeia (UE) está a bloquear todas as plataformas dos meios de comunicação estatais russos, concretamente o canal de notícias RT (Russia Today) e a agência Sputnik na Europa. “Não há lugar no nosso espaço digital para a propaganda de guerra da Rússia”, afirmou esta terça-feira Thierry Breton, comissário europeu, reconhecendo que esta é uma sanção inédita à Rússia em resposta à invasão da Ucrânia. Em causa estão todas as plataformas de comunicação, incluindo satélite e internet.
Europe today is taking an unprecedented #sanction.
— Thierry Breton (@ThierryBreton) March 1, 2022
Restricting Russia Today & Sputnik to the EU market — regardless of their distribution channel:
🚫Broadcast TV
🚫Satellite TV
🚫Streaming platforms
🚫Apps
🚫IPTV
🚫ISP
No room for Russian war propaganda in our digital space. pic.twitter.com/CDSgvhpDmz
Já esta manhã, também a Google comunicou que irá bloquear os canais da RT e da Sputnik no Youtube, seguindo o que o Facebook, Instagram e TikTok também fizeram. A RT e a Sputnik fazem parte da máquina de propaganda russa, que disseminam mensagens de apoio à invasão da Ucrânia.
Due to the ongoing war in Ukraine, we’re blocking YouTube channels connected to RT and Sputnik across Europe, effective immediately. It’ll take time for our systems to fully ramp up. Our teams continue to monitor the situation around the clock to take swift action.
— Google Europe (@googleeurope) March 1, 2022
A decisão da Meta, que controla o Facebook e Instagram, foi tomada na segunda-feira e segue-se ao anúncio feito durante o fim de semana, de que iria banir publicidade daqueles meios estatais russos e já tinha removido uma rede de 40 contas falsas, páginas e grupos que publicavam argumentos pró-russos.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt