14 dezembro 2013 22:08
Após críticas ao governo e à família por não receber convite, o arcebispo emérito anuncia que afinal vai ao funeral de Madiba.
14 dezembro 2013 22:08
O Prémio Nobel da Paz Desmond Tutu, afinal, vai assistir ao funeral de Nelson Mandela no domingo, em Qunu, terra-natal do ícone da luta contra o apartheid.
"O arcebispo emérito Desmond Tutu vai viajar para Qunu amanhã de manhã para presenciar o funeral de Tata", informou o gabinete do Nobel da Paz.
Segundo a mesma fonte, Desmond Tutu tinha cancelado um voo para Qunu, para assistir ao funeral de Madiba, porque não recebera um convite oficial.
"Por mais que adorasse assistir à cerimónia para dizer o último adeus a alguém que amava e estimava seria desrespeitoso para Tata [Mandela] ser intruso num evento, que é dirigido só para a família", declarou há dias o arcebispo sul-africano.
"Se eu tivesse sido informado que poderia assistir ao funeral não havia forma na terra de poder perdê-lo", acrescentou.
Perante as críticas, o governo sul-africano garantiu que Desmond Tutu não só era convidado, como muito bem-vindo, sublinhando que o arcebispo era o número seis numa lista de 112 nomes propostos para o funeral de Mandela. "No entanto, acabámos por não enviar nenhum convite para Tutu, assim como para ninguém", explicou fonte do gabinete.
Desmond Tutu, 82 anos, tem sempre marcado presença nos funerais de figuras da luta contra o apartheid, como Steve Biko, Chris Hani e Walter Sisulu.
Em 1984, o arcebispo venceu o Prémio Nobel da Paz pelos esforços também na luta contra a segregação social na África do Sul.