Internacional

Greta Thunberg detida na Alemanha durante manifestação pelo clima

17 janeiro 2023 17:31

picture alliance

Jovem sueca de 20 anos protestava contra a demolição de uma vila alemã que servirá para expandir uma mina de carvão

17 janeiro 2023 17:31

A ativista climática Greta Thunberg foi detida esta terça-feira pelas autoridades alemãs quando participava num protesto na localidade de Lutzerath.

A jovem sueca de 20 anos protestava, juntamente com milhares de manifestantes, contra a demolição da pequena vila germânica para expandir uma mina de carvão a céu aberto, avança a “Sky News”.

Greta Thunberg foi retirada do local pelos agentes da polícia, que carregaram a ativista em braços. A jovem liderava os manifestantes que se insurgiam contra a expansão de minas de carvão na Alemanha.

Os manifestantes ocuparam as casas que os antigos habitantes da vila abandonaram há dois anos, desde que o governo alemão deu luz verde para demolir Lutzerath e permitir a expansão da mina Garzweiler, que fica nas proximidades.

Desde o início deste ano que a polícia de choque foi mobilizada para aquela localidade, numa tentativa de expulsar os ativistas climáticos que lá se instalaram.

Greta Thunberg participava nos protestos desde sexta-feira. Os manifestantes exigem ao governo alemão que tome medidas imediatas contra a contínua extração de combustíveis fósseis.

Os ativistas advertem que demolir a vila para expandir a mina de carvão irá produzir enormes emissões de gases com efeito de estufa. O governo alemão, por sua vez, afirma que continua comprometido em eliminar o uso de carvão a longo prazo.