11 dezembro 2022 16:38

Marina Silva concorreu a presidente em 2010, 2014 e 2018 e foi ministra do Ambiente entre 2003 e 2008
victor moriyama/getty images
Em entrevista ao Expresso, Marina Silva, Senadora do Estado do Acre, fala sobre as fraturas na sociedade brasileira, descreve a vitória de Lula da Silva como “a vitória da esperança contra o negacionismo” e explora a necessidade de travar a desflorestação da Amazónia
11 dezembro 2022 16:38
Marina Silva é uma das confidentes de Lula da Silva e foi sua ministra do Ambiente entre 2003 e 2008. A senadora do Estado do Acre candidatou-se três vezes à presidência e este ano apoiou a frente ampla encabeçada por Lula. Eleita deputada federal no Estado de São Paulo, integra a comissão da transição para a nova presidência. Admite-se que volte à pasta do Ambiente ou assuma o prometido Ministério dos Povos Indígenas. Em entrevista ao Expresso durante a COP27, encara a ferida aberta na sociedade brasileira.
Qual o significado social da vitória de Lula da Silva?
Significa a vitória da esperança contra o negacionismo. A democracia venceu o autoritarismo, o que implica grande responsabilidade para não repetir erros do passado. O Brasil deu-nos uma segunda chance para nos reinventarmos politicamente. Lula venceu numa frente ampla, apesar da margem pequena. A democracia exige um ecossistema plural, onde a crítica seja livre e construtiva e a autocrítica seja sincera e reparadora. Há momentos na História em que a melhor crítica não é a que fazemos aos outros mas a nós próprios.
Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler.