Internacional

Primeira-ministra da Finlândia ilibada de má conduta no caso da festa exuberante

Primeira-ministra da Finlândia ilibada de má conduta no caso da festa exuberante
ALESSANDRO RAMPAZZO

Um vídeo de uma festa privada em que Sanna Marin surge a dançar de forma exuberante desencadeou acusações de comportamento inadequado. O gabinete independente que vigia a legalidade das atividades do Governo e do Presidente do país concluiu não haver razões para considerar a primeira-ministra negligente

Margarida Mota

Jornalista

A primeira-ministra da Finlândia foi inocentada das acusações de má conduta surgidas na sequência da divulgação pública de um vídeo em que Sanna Marin surgia descontraída numa festa privada.

Uma investigação realizada pelo chanceler da Justiça finlandês, Tuomas Pöysti, concluiu não haver nenhuma razão para suspeitar de conduta ilegal ou negligência relativamente aos deveres oficiais” da primeira-ministra.

Este órgão é um gabinete independente que atua como guardião supremo da lei e vigia a legalidade das atividade do Governo e do Presidente da República”. Qualquer cidadão pode apresentar-lhe queixas.

“Também eu necessito de alegria e divertimento

Em agosto passado, um vídeo divulgado nas redes sociais pôs a chefe de Governo finlandesa no olho do furacão. Nas imagens, Marin, de 36 anos, surge descontraída e dança de forma exuberante, numa festa realizada num apartamento, na companhia de amigos.

Queixas apresentadas às autoridades nacionais alegaram que o consumo de álcool e drogas tornava a governante incapaz de assegurar a chefia do país. O seu comportamento inadequado, imprudente e irresponsável prejudicara a reputação da Finlândia, acusaram.

Embora considere a exigência de um teste às drogas irracional, para minha própria proteção legal e para acabar com quaisquer dúvidas, hoje fiz um teste de despistagem, disse a governante, a 19 de agosto. O resultado foi negativo.

Sou um ser humano, reagiria Marin. Durante estes tempos sombrios, também eu necessito de alguma alegria, luz e divertimento.Sanna Marin assumiu a chefia do Governo de Helsínquia a 10 de dezembro de 2019, tornando-se a mais jovem chefe de Governo do mundo.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: MMota@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas