Itália: Meloni promete Governo "mais político" e parceiros aguardam ministérios
"O nosso Governo vai ser o mais político de todos os tempos", disse a líder do partido italiano de extrema-direita Irmãos de Itália
"O nosso Governo vai ser o mais político de todos os tempos", disse a líder do partido italiano de extrema-direita Irmãos de Itália
A líder do partido italiano de extrema-direita Irmãos de Itália (FdI), Giorgia Meloni, prometeu hoje um Governo "mais político", enquanto os seus parceiros Matteo Salvini e Silvio Berlusconi esperam pela distribuição de ministérios.
"O nosso Governo vai ser o mais político de todos os tempos", disse Meloni.
A líder do FdI defendeu que "os governos são políticos quando recebem um mandato popular, um guia político, uma maioria nascida nas urnas, e não nos palácios, e têm um programa e uma visão claros".
"Precisamente para cumprir esse programa e essa visão, vamos envolver as pessoas mais preparadas. Que ninguém pense que vamos mudar as nossas ideias e objetivos pelos quais fomos eleitos", adiantou.
No entanto, há uma semana, o cofundador do FdI, Ignazio La Russa, reconheceu que haverá técnicos no gabinete de Meloni, embora não sejam predominantes.
Após serem nomeados os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, segundo e terceiros cargos mais importantes do Estado, o Presidente italiano, Sergio Mattarella, vai dar início à ronda de consultas para a formação do novo Governo, que deverá ser confiado a Meloni.
A líder da FdI pretende governar com os parceiros de coligação de direita e de extrema-direita Matteo Salvini, da Liga, e Silvio Berlusconi, do Força Itália.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes