Internacional

Eleições em Itália: Ministério do Interior corrige resultados, o velho Bossi foi de novo eleito

Umberto Bossi, fundador da Liga Lombarda, antepassada da atual Liga chefiada por Matteo Salvini
Umberto Bossi, fundador da Liga Lombarda, antepassada da atual Liga chefiada por Matteo Salvini
Antonio Masiello/Getty Images

A última contagem de votos indica que o fundador da Liga do Norte, Umberto Bossi, continua no Parlamento. O Partido Democrata perde um lugar na região da Calábria para o Movimento 5 Estrelas e recupera outro no Lácio. A lista final de deputados eleitos ainda não está fechada

Até (quase) meio da tarde desta quarta-feira, Umberto Bossi não tinha sido eleito para a Câmara de Deputados nas legislativas deste domingo. A não eleição do político de 80 anos, deputado nos últimos 35, nacionalista de direita, fundador da Liga Lombarda, que foi um dos movimentos fundadores da Liga do Norte era — até agora — a melhor imagem do trambolhão eleitoral do partido liderado por Matteo Salvini.

A reviravolta surgiu esta quarta-feira. O Ministério do Interior de Itália confirmou a eleição de Bossi pela região da Lombardia, no Norte de Itália.

Os dados ainda não são definitivos, o que significa que ainda podem ser alterados. Nada que não aconteça noutros países, em que o apuramento final demora alguns dias, até serem contados os votos por correspondência dos cidadãos italianos residentes no estrangeiro.

As contagens e recontagens ainda podem ser afinadas e será preciso aguardar pela confirmação final do Viminale. Este é o nome por que é conhecido o Ministério do Interior em Itália, por ser o do edifício onde funciona, assim como em Portugal o Ministério dos Negócios Estrangeiros é muitas vezes designado como Palácio das Necessidades, onde tem sede.

A confirmação da eleição de Bossi animou os militantes da Liga, que estavam prestes a inicar o luto pelo fim de uma era dourada para o partido nacionalista de direita. Ultrapassado pelos Irmãos de Itália, é, com a Força Itália de Silvio Berlusconi, parceiro menor na aliança chefiada por Giorgia Meloni, provável futura primeira-ministra.

Com Bossi no Parlamento ou sem ele, a liderança de Salvini, que protagoniza estes maus resultados eleitorais, está a ser contestada. Roberto Maroni, dirigente da Liga, veio a terreiro: “Está hora de termos um novo secretário-geral”.

Outros possíveis eleitos

Segundo a última contagem do Ministério do Interior, Giulio Centemero, tesoureiro da Liga, também foi eleito na Lombardia. O Partido Democrata perde um lugar na Calábria (sul) para o Movimento 5 Estrelas, e ganha um lugar no Lácio (região de Roma).

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mgoucha@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas