Internacional

Ataque em escola russa faz pelo menos 13 mortos. Sete são crianças

Escola russa de Izhevsk, alvo de um ataque a tiro em que morreram pelo menos 13 pessoas, entre elas sete crianças
Escola russa de Izhevsk, alvo de um ataque a tiro em que morreram pelo menos 13 pessoas, entre elas sete crianças
REUTERS

Um homem entrou numa escola na cidade russa de Izhevsk e começou a disparar. O ataque fez pelo menos 13 mortos, incluindo sete crianças. Vinte e uma pessoas ficaram feridas

Um homem munido com duas armas entrou numa escola na cidade de Izhevsk, na região da Udmúrtia, no leste da parte europeia da Rússia e a 970 km a leste de Moscovo, e matou pelo menos 13 pessoas, de acordo com o Ministério do Interior da Rússia. Entre os mortos estão sete menores, dois professores e dois seguranças.

A sede regional do Ministério do Interior adiantou que o atirador se matou e que 21 pessoas ficaram feridas, 14 crianças e sete adultos. O corpo do autor do ataque foi descoberto pelas autoridades no local. De acordo com autoridades ouvidas pela agência de notícias estatal Tass, o autor do ataque usava uma camisola com o símbolo nazi e uma balaclava.

O governador de Udmúrtia, Alexander Brechalov, - da qual Izhevsk, que tem cerca de 650 mil habitantes, é a capital -, afirmou que um homem não identificado entrou na escola e começou por matar um segurança. De acordo com a agência de notícias russa RIA, o governador também declarou que havia mortos e feridos entre os alunos.

Os serviços de emergência já se encontram na escola, a número 88, que tem quase mil alunos e 80 professores. A motivação do ataque ainda não é conhecida.

Ataques a tiro em escolas russas tornaram-se mais frequentes nos últimos anos. Em maio de 2021, um adolescente matou sete crianças e dois adultos na cidade de Kazan. Em abril de 2022, um homem armado matou duas crianças e uma professora num jardim de infância na região central de Ulyanovsk, antes de suicidar-se.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas