Internacional

Sismo de 7,6 na escala de Richter causa pelo menos um morto no México

19 setembro 2022 19:27

henry romero/reuters

Abalo atingiu a costa de La Placita de Morelos, no estado de Michoacan, e foi sentido na Cidade do México, onde muitos habitantes abandonaram as casas e correram para as ruas

19 setembro 2022 19:27

Um sismo de 7,6 na escala de Richter e que ocorreu a uma profundidade de 15 quilómetros atingiu, na tarde desta segunda-feira, a costa de La Placita de Morelos, no estado de Michoacan, no oeste do México, informa a agência Associated Press.

Pelo menos uma pessoa morreu devido à queda de um muro no porto de Manzanillo, anunciou o Presidente do México, Andrés Manuel Lopez Obrador. As autoridades também comunicaram danos em dois hospitais no estado de Michoacan.

Apesar de ter tido epicentro na costa do país com o Pacífico, o abalo foi sentido na Cidade do México, levando muitos habitantes a abandonar as casas e correr para as ruas. A presidente da câmara da Cidade do México, Claudia Sheinbaum, disse que não há para já registo de danos materiais na zona.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico emitiu um aviso de tsunami para partes da costa do México, referindo a possibilidade de ondas entre um a três metros acima do nível da maré.

Há precisamente 37 anos, milhares de pessoas morreram na sequência de um sismo que atingiu a Cidade do México. Neste mesmo dia mas em 2017, um sismo causou a morte de mais de 350 pessoas na região. Alguns habitantes da capital mexicana duvidaram de que tivesse ocorrido um tremor de terra nesta segunda-feira porque um alarme já tinha soado ao início do dia para assinalar estes dois sismos ocorridos no mesmo dia de setembro, escreve a Reuters.