Internacional

UE saúda cessar-fogo entre Arménia e Azerbaijão e apela à troca de corpos de soldados

15 setembro 2022 13:14

Combates em Nagorno-Karabakh, em outubro de 2020

aziz karimov/reuters

“Apelamos às partes para que continuem a sua aplicação e coordenem as medidas humanitárias, tais como a entrega de corpos de soldados”, refere o comunicado do Serviço de Ação Externa da UE

15 setembro 2022 13:14

A União Europeia (UE) saudou hoje o cessar-fogo entre a Arménia e o Azerbaijão e apelou a ambos que avancem para ações humanitárias, como a troca de corpos de militares mortos no conflito.

Num comunicado do Serviço de Ação Externa, a UE “congratula-se com o acordo de cessar-fogo entre a Arménia e o Azerbaijão” e salienta que os relatórios locais sustentam que este está a ser respeitado.

“Apelamos às partes para que continuem a sua aplicação e coordenem as medidas humanitárias, tais como a entrega de corpos de soldados”, refere ainda o comunicado

O Ministério da Defesa da Arménia divulgou na quarta-feira que as hostilidades “praticamente cessaram” na fronteira com o Azerbaijão, após quase dois dias de combates.

"A partir das 20:00, horário local [17:00 em Lisboa], o fogo praticamente cessou em todas as direções. Nenhum incidente notável foi registado", informou o porta-voz da Defesa arménia, Aram Torosian, através de uma publicação nas redes sociais.

A mesma fonte classificou como “mentiras absolutas”, a informação avançada pelos ‘media’ da Arménia de que várias cidades do país estão sob controlo do Azerbaijão.