Internacional

Turquia denuncia “disparos de aviso” gregos contra navio mercante turco

Os gregos “desrespeitaram as leis internacionais”, indicou a televisão pública turca TRT

A televisão pública turca TRT informou este sábado que dois navios da Guarda costeira grega efetuaram “disparos de aviso” contra um navio mercante turco em águas internacionais do mar Egeu.

O navio marcante “Anatolian”, com bandeira dos Comores, terá sido atacado a cerca de 11 milhas náuticas da ilha turca de Bozcaada, indicou a TRT ao citar a Guarda costeira turca. Os gregos “desrespeitaram as leis internacionais”, indicaram estas fontes.

Ainda segundo a TRT, que transmitiu imagens onde alegadamente se detetam os disparos, as embarcações gregas abandonaram o local quando chegaram efetivos da Guarda costeira turca e não há registo de vítimas.

A Guarda costeira turca escoltou o navio e a procuradoria turca abriu uma investigação, segundo informou a agência noticiosa oficial, Anatólia. No barco viajavam 18 pessoas de nacionalidade turca, egípcia, somali e azeri.

Este incidente insere-se num crescente aumento da tensão entre os dois países vizinhos, ambos Estados-membros da NATO.

A Turquia acusa a Grécia de “ocupar” algumas ilhas desmilitarizadas do mar Egeu e de colocar sistemas de mísseis antiaéreos dirigido a aviões de combate turcos, mas que Atenas desmente.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas