Internacional

Forte terramoto abala província do sudoeste da China

5 setembro 2022 8:39

A província de Sichuan, que faz fronteira com o planalto tibetano, onde as placas tectónicas se encontram, é regularmente atingida por terramotos

5 setembro 2022 8:39

Um forte terramoto sacudiu hoje parte de Sichuan, província do sudoeste da China frequentemente abalada por sismos, mas sem registo de danos ou vítimas, segundo a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua.

Segundo a mesma fonte, o terramoto de 6,8 de magnitude sacudiu a vila de Luding, às 12:52 na China (05:52 em Lisboa).

O epicentro ocorreu a uma profundidade de 10 quilómetros, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos. Medições preliminares feitas por agências diferentes diferem ligeiramente.

Terramotos com pouca profundidade tendem a causar mais danos.

A província de Sichuan, que faz fronteira com o planalto tibetano, onde as placas tectónicas se encontram, é regularmente atingida por terramotos. Dois sismos em junho causaram pelo menos quatro mortos.

O terramoto mais mortal da China nos últimos anos, de magnitude 7,9, ocorreu em 2008, e matou quase 90.000 pessoas, em Sichuan.

O abalo sísmico devastou cidades, escolas e comunidades rurais fora da capital provincial de Chengdu, levando a um esforço de reconstrução com materiais mais resistentes.

O epicentro do terremoto mais recente está numa área montanhosa a cerca de 200 quilómetros a sudoeste de Chengdu.