Internacional

Cinco militares e quatro insurgentes mortos em tiroteio no Paquistão

Ataque no Waziristão do Norte, distrito da província de Khyber Pakhtunkhwa, resultou de informações obtidas através dos serviços de inteligência, referiram as forças de segurança paquistanesas em comunicado

As forças de segurança paquistanesas realizaram uma operação num antigo reduto talibã, perto da fronteira com o Afeganistão, que resultou num tiroteio em que morreram cinco militares e quatro insurgentes, foi divulgado esta segunda-feira.

O ataque no Waziristão do Norte, distrito da província de Khyber Pakhtunkhwa, resultou de informações obtidas através dos serviços de inteligência, referiram as forças de segurança paquistanesas em comunicado.

O Waziristão do Norte e outras antigas regiões tribais no noroeste do Paquistão foram uma base para os talibãs paquistaneses e outros grupos militantes, até o Exército dar como ‘limpa’ a região dos insurgentes.

Ataques ocasionais continuaram a acontecer, no entanto, o que levanta preocupações sobre se os talibãs paquistaneses estão a reagrupar-se na área.

O Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP, talibãs paquistaneses) é um grupo separado, mas aliado dos talibãs no Afeganistão, país onde tomaram o poder há um ano, quando as tropas dos EUA e da NATO estavam na reta final da sua retirada.

A tomada do poder pelos talibãs no Afeganistão encorajou os talibãs paquistaneses, que atualmente estão em negociações de paz com o governo.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas