Internacional

Viktor Orbán em Moscovo para homenagem a Gorbachev

Viktor Orbán em Moscovo para homenagem a Gorbachev
NurPhoto/Getty Images

O primeiro-ministro nacionalista húngaro partiu este sábado para Moscovo. Viktor Orbán vai participar no funeral do último líder da União Soviética, Mikhail Gorbatchov

O primeiro-ministro nacionalista húngaro, Viktor Orbán, que está isolado na União Europeia ao impulsionar o comércio de gás com a Rússia, partiu este sábado para Moscovo para participar no funeral do último líder da União Soviética, Mikhail Gorbatchov.

Viktor Orbán vai "prestar homenagem ao falecido Mikhail Gorbatchov" e estará acompanhado por uma delegação húngara, disse o secretário de Estado para a comunicação internacional na sua conta no Twitter, um dia após o anúncio pela gigante russa Gazprom da paragem do funcionamento do gasoduto Nord Stream, vital para abastecer o gás na Europa.

Uma das figuras políticas mais influentes do século XX, Gorbatchov morreu na terça-feira aos 91 anos, quando, segundo o seu gabinete, estava em tratamento no hospital.

O antigo secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética (PCUS), entre 1985 e 1991, promoveu uma série de reformas que desencadearam o colapso do Estado soviético autoritário, a libertação das nações do Leste Europeu do domínio russo e o fim de décadas de confronto nuclear russo com os Estados Unidos e países ocidentais.

O legado de Gorbatchov é controverso na Rússia, sendo-lhe atribuído por setores liberais o reforço das liberdades civis, nomeadamente a de expressão fortemente constrangida durante a ditadura comunista, mas ao mesmo tempo, é criticado por alguns líderes nacionalistas por ter tomado decisões que levaram ao fim do império soviético.


Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas