Internacional

“Onde foi que o Brasil se ferrou?”. A explicação (possível) no bicentenário da Independência

21 agosto 2022 13:59

Nunca houve apenas um Brasil, mas o atual sente que está a viver um dos períodos mais difíceis da sua história. Brasília é uma ilha da fantasia, onde cohabitam dois mundos: o da Península dos Ministros e das mansões, e o das cidades-satélite, onde grassa a miséria e a violência. O dinheiro público sustenta a vida faustosa de políticos, militares e membros do sistema judiciário, num país onde existem grandes desigualdades sociais

21 agosto 2022 13:59

Brasília é uma ilha da fantasia. Uma cidade sem indústrias, com o maior PIB per capita do Brasil, que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é duas vezes e meia maior do que a média nacional. Ali há dois mundos: o da Península dos Ministros e das mansões que margeiam o Lago Sul; e o das cidades-satélite, onde grassam a miséria e a violência. O dinheiro público sustenta a vida faustosa de políticos, membros do sistema judiciário, militares e seus familiares num país com uma das maiores desigualdades sociais do mundo.

Um levantamento recente feito pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) mostra que o Brasil voltou ao mapa da fome e que 61 milhões de pessoas enfrentam dificuldades para conseguir comida. Entre elas, 33 milhões passam fome e estão abaixo da linha da pobreza.