Internacional

Bolsonaro e Lula disputam votos, campanha eleitoral sobe de tom

19 agosto 2022 16:52

reuters/ueslei marcelino

O clima político está mais crispado do que nunca, na semana que marca o início da campanha para as eleições presidenciais. O ex-Presidente Lula da Silva segue à frente nas sondagens, mas o Presidente incumbente não baixa os braços e já convocou os seus apoiantes para uma grande manifestação na praia Copacabana, no dia em que se comemoram 200 anos da Independência do Brasil

19 agosto 2022 16:52

Poucos dias após o início da campanha para a primeira volta das presidenciais de 2 de outubro, já parece distante o sonho de que o Brasil terá uma eleição em clima de paz. No dia seguinte à posse de Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral, em que este reafirmou o compromisso com valores democráticos e com o resultado das urnas, o discurso de ódio proliferou nas redes sociais.

Grupos bolsonaristas radicalizaram as mensagens com os habituais ataques ao Supremo e pediram a interferência das Forças Armadas para a elaboração de uma nova Constituição. Ao mesmo tempo, circulam cada vez mais mensagens sobre o 7 de setembro, data do bicentenário da independência, para a qual Bolsonaro tem convocado os seus apoiantes a manifestarem-se na Praia de Copacabana, no Rio.