Internacional

Brasil extradita mafioso Rocco Morabito procurado há 23 anos em Itália

6 julho 2022 12:53

Rocco Morabito

evaristo sa/getty images

Autoridades brasileiras frisaram que o preso extraditado é um conhecido criminoso italiano envolvido em atividades ilícitas ligadas ao tráfico de drogas desde os anos 1990

6 julho 2022 12:53

A Polícia Federal brasileira realizou esta quarta-feira a extradição do mafioso italiano Rocco Morabito, preso em maio do ano passado numa ação de cooperação policial internacional entre Brasil e Itália.

Num comunicado, as autoridades brasileiras frisaram que o preso extraditado é um conhecido criminoso italiano envolvido em atividades ilícitas ligadas ao tráfico de drogas desde os anos 1990, tendo sido condenado no seu país a 30 anos de prisão.

“Investigações mais recentes da PF [Polícia Federal] indicam a ligação dele com a organização criminosa Ndrangheta, uma das maiores e mais poderosas do mundo”, informaram as autoridades brasileiras.

“A prisão de fugitivos ligados a essa máfia é um objetivo central do projeto Interpol Cooperation Against Ndrangheta (I-CAN), que já ajudou a prender mais de 25 fugitivos em todo o mundo desde o seu lançamento em 2020”, acrescentou-se no comunicado.

O pedido de extradição de Morabito foi feito pelo Governo italiano e autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), tribunal máximo do Brasil.

No pedido de extradição, as autoridades de Itália alegaram que Morabito deverá cumprir penas relativas a quatro condenações criminais por tráfico internacional de drogas e envolvimento com organização criminosa, ocorridos em Milão.