Internacional

Cheias no nordeste do Brasil já fizeram 79 mortes e quase 4000 desalojados, operação de resgate de vítimas continua

30 maio 2022 10:36

governo de pernambuco

O estado mais afetado foi o de Pernambuco, onde nove municípios, incluindo Recife, decretaram estado de emergência. Bolsonaro vai esta segunda-feira apurar os estragos e anunciar ajudas à população atingida

30 maio 2022 10:36

Já foram identificados 79 mortos devido às chuvas intensas que atingiram diversos municípios em Pernambuco, no nordeste do Brasil, segundo as últimas informações avançadas pelo governador daquele estado, Paulo Câmara.

O número de vítimas poderá ser maior e, de acordo com o boletim estadual de Pernambuco, também há até à data registo de pelo menos 3957 pessoas desalojadas, ou que tiveram de ser retiradas das suas casas..

Os fortes danos causados pelas chuvas torrenciais levaram nove municípios pernambucanos a declarar estado de emergência, incluindo Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré da Mata, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho e São Vicente Ferrer.

As operações de resgate de vítimas mortais e de desaparecidos continua, objetivo para que foram mobilizadas forças militares, de segurança e dos bombeiros, também com o auxílio de cães farejadores.

genival paparazzi

A região metropolitana do Recife foi a mais afetada pela tempestade que atingiu vários estados do nordeste do Brasil, sobretudo no Pernambuco, e onde a maioria das vítimas morreu durante os deslizamentos de terra que ocorreram este sábado, 28 de maio.

O bairro Jardim Monte Verde, a sul do Recife, foi alvo do episódio mais dramático, com um deslizamento de terras a atingir dezenas de casas e a causar a morte a 20 pessoas, na última sexta-feira.

“Foi uma tragédia muito grande, e estamos desde então disponibilizando equipes de resgate", salientou o governador do Pernambuco, citado pela CNN Brasil, adiantando ter havido nestas operações um "reforço das Forças Armadas, do Exército e da Marinha", além de estados vizinhos também estarem a darem auxílio com efetivo.

"Estão concentrados em 12 pontos mais críticos, onde existem ainda notícias de desaparecimento de pessoas", adiantou Paulo Câmara.

A intensidade das chuvas parece ter dado uma trégua, embora se mantenham previsões de precipitação moderada, advertiu o governador, que também anunciou apoios de 100 milhões de reais "de forma emergencial" aos municípios atingidos pelas chuvas.

Jair Bolsonaro, Presidente do Brasil, viaja esta segunda-feira ao estado de Pernambuco para sobrevoar as áreas atingidas pelos temporais e anunciar ajudas à população atingida.