Internacional

Detido na Turquia líder do Estado Islâmico

26 maio 2022 14:22

Bandeira do autoproclamado Estado Islâmico (Daesh)

getty images

Abu Ibrahim al Qurashi foi detido na cidade de Istambul, na semana passada, no âmbito de uma operação internacional que foi preparada em segredo

26 maio 2022 14:22

O líder do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), Abu Ibrahim al Qurashi, foi detido na cidade de Istambul, Turquia, avançou esta quinta-feira o portal de notícias turco Odatv.

De acordo com o ‘media’ turco, a detenção ocorreu na semana passada, no âmbito de uma operação internacional que foi preparada em segredo.

Durante a detenção, foram recuperadas informações relevantes sobre o grupo terrorista, segundo o portal, citado pelas agências internacionais.

O portal Odatv afirma que o Presidente da Turquia, Recep Tayyip Ergogan, anunciará nos próximos dias a detenção e dará mais pormenores sobre a mesma.

A informação foi divulgada pelo jornalista Toygun Atilla, um proeminente repórter com contactos importantes com a polícia.

Segundo as informações hoje avançadas, Abu Ibrahim al Qurashi estava a ser vigiado há vários dias.

A detenção do líder jihadista foi feita por uma unidade de agentes antiterrorismo, na casa onde vivia em Istambul.

O líder do EI foi alegadamente detido sem resistência e está agora a ser interrogado pelos serviços secretos turcos.

Abu Ibrahim al Qurashi foi eleito como novo líder do EI em março passado, depois de o grupo ter confirmado a morte de Abu Ibrahim al Hashimi al Qurashi em 3 de fevereiro, num ataque norte-americano no noroeste da Síria.