Internacional

Ucrânia: Projéteis explodem perto do ministro do Interior na frente de combate

19 fevereiro 2022 16:56

Forças de Defesa ucranianas, perto de Avdiivka (Foto: Anatolii STEPANOV / AFP)

Nos últimos dias, o exército da Ucrânia e os separatistas pró-russos têm vindo a acusar-se mutuamente de novos bombardeamentos no leste do país

19 fevereiro 2022 16:56

Projéteis de morteiro explodiram este sábado perto do ministro do Interior da Ucrânia durante a sua deslocação à frente de combate no leste do país, noticia a agência France-Presse, que acrescenta não haver vítimas a registar.

Segundo os jornalistas da agência francesa, o incidente não fez feridos e ocorreu perto da cidade de Novolouganske, junto à linha da frente dos combates com os separatistas apoiados pela Rússia.

Segundo um jornalista da Associated Press que também estava no local, o ministro e os responsáveis ucranianos correram para um abrigo antes de fugir daquela área.

O ministro do Interior, Denys Monastyrsky, visitou este sábado a linha da frente, tal como têm feito diversos responsáveis ucranianos perante o aumento sem precedentes das tensões entre Kiev e Moscovo.

Nos últimos dias, o exército da Ucrânia e os separatistas pró-russos têm vindo a acusar-se mutuamente de novos bombardeamentos no leste do país, onde a guerra entre estas duas fações se prolonga desde 2014.

Os líderes dos separatistas pró-russos de Lugansk e Donetsk, no leste da Ucrânia, decretaram este sábado a mobilização geral para fazer face a este aumento da violência.

Os observadores internacionais da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) informaram na sexta-feira que as violações do cessar-fogo na região registaram um “aumento significativo”, com mais de 800 violações só na sexta-feira, mais do triplo da média do último mês.