Internacional

Polícia italiana descobre fraude de €440 milhões em ajudas concedidas no âmbito da pandemia

31 janeiro 2022 17:44

Os agentes estão a levar a cabo várias medidas, incluindo oito detenções, em várias cidades italianas, que afetam membros de uma organização criminosa sediada em Rimini

31 janeiro 2022 17:44

A polícia financeira italiana anunciou esta segunda-feira que descobriu uma fraude de 440 milhões de euros com empréstimos financiados pelo Estado durante a pandemia, que acabaram nas mãos de empresas e comerciantes que não tinham direito a eles.

Os agentes estão a levar a cabo várias medidas, incluindo oito detenções, em várias cidades italianas, que afetam membros de uma organização criminosa sediada em Rimini (centro), mas que se ramificou em todo o território nacional.

No total, são 78 as pessoas investigadas nesta operação, explicou a polícia em comunicado.

São acusadas de terem falsificado os documentos para receberem de forma fraudulenta fundos e créditos fiscais do Estado, como os chamados rendimentos de cidadania, auxílios ao arrendamento e à recuperação de edifícios e à reestruturação de fachadas, investindo depois os lucros em criptomoedas e metais preciosos.

A investigação da Polícia Financeira de Rimini indica que mais de 100 empresas estiveram envolvidas, criadas especificamente com o objetivo de receber estas ajudas.