Internacional

Japão. Homem esfaqueia pelo menos 10 em comboio em Tóquio e inicia incêndio

31 outubro 2021 13:53

O suspeito é um jovem de 20 anos que foi detido no local pouco depois, por volta das 20h locais (11h em Lisboa)

31 outubro 2021 13:53

Pelo menos 10 pessoas foram esfaqueadas hoje num comboio na capital do Japão, Tóquio, por um homem com uma faca que depois iniciou um incêndio, segundo a polícia e a imprensa.

A televisão pública NHK disse que um dos 10 passageiros esfaqueados ficou gravemente ferido.

O atacante, identificado apenas como um homem com cerca de 20 anos, foi detido no local e está a ser investigado, indicou a NHK, segundo a agência noticiosa norte-americana Associated Press.

Responsáveis da polícia de Tóquio disseram que o ataque ocorreu no comboio de Keio, perto da estação de Kokuryo (oeste da cidade).

A agência noticiosa espanhola EFE, que refere 15 pessoas feridas, indica que o ataque ocorreu cerca das 20:00 locais (11:00 em Lisboa), quando estavam a fechar as assembleias de voto para as eleições para a câmara baixa do parlamento japonês.

Depois de esfaquear os passageiros, o homem terá despejado um líquido inflamável ao qual ateou fogo, causando um incêndio, segundo a EFE.

Desconhece-se o motivo do ataque, que foi o segundo com uma faca num comboio de Tóquio nos últimos dois meses.

A televisão mostrou vários bombeiros, polícias e paramédicos resgatando os passageiros, muito dos quais fugiram pelas janelas do comboio.

Este vídeo captado por um dos passageiros do metro nipónico dá conta do pânico que se instalou pelo menos numa das carruagens.