Internacional

Itália. Forte tempestade na Sicília já provocou dois mortos

26 outubro 2021 17:44

A vaga de mau tempo está a gerar grandes inundações e as condições extremas já provocaram um apagão na cidade de Catânia

26 outubro 2021 17:44

Desde o último domingo que uma forte tempestade está a provocar inundações na região italiana da Sicília, deixando estradas completamente submersas em algumas zonas da ilha.

A vaga de mau tempo, provocada por um furacão no Mediterrâneo, já levou à morte de duas pessoas, arrastadas pela força das águas, na cidade de Catânia, escreve a BBC.

A imprensa italiana noticiou a morte de um homem de 63 anos, encontrado pelas autoridades debaixo de um carro, depois de ter sido levado pelas chuvas torrenciais. A outra vítima mortal é a sua esposa de 54 anos.

O presidente da junta de Catânia já decretou o encerramento de todos os estabelecimentos comerciais, escolas e parques públicos enquanto as condições extremas se mantiverem. “Exorto toda a população a não sair de casa, exceto por motivos de emergência, porque as estradas estão inundadas”, disse Salvo Pogliese.

A tempestade provocou também um apagão que deixou a cidade sem eletricidade.

“A situação de emergência é generalizada e extremamente crítica — e não parece estar a melhorar”, disse um porta-voz dos bombeiros, citado pelo Reuters.

As inundações estão a afetar, sobretudo, a parte oriental da Sicília. A proteção civil italiana emitiu, esta terça-feira, o alerta vermelho para algumas zonas da Sicília e da Calábria, região vizinha.