Internacional

Bomba da Segunda Guerra Mundial explode nas Ilhas Salomão, duas pessoas morreram

26 outubro 2021 16:42

Engenho ainda ativo estaria enterrado no solo. Explosão foi provocada pelas chamas de uma fogueira e atingiu uma família

26 outubro 2021 16:42

Duas pessoas morreram e outras duas ficaram gravemente feridas quando uma bomba da Segunda Guerra Mundial explodiu acidentalmente em Honiara. Na capital das Ilhas Salomão, milhares de explosivos ativos e não detonados continuam enterrados desde esse período.

O acidente envolveu uma família, que estava em redor de uma fogueira. Morreram pai e filho, tendo a mãe e outro dos filhos ficado com ferimentos sérios. Dois outros homens ficaram com surdez total por causa da explosão, aparentemente ativada pelas chamas, segundo a rádio SIBC.

As Ilhas Salomão foram palco de importantes campanhas militares no Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial, que começaram a 3 de maio de 1942 com o desembarque dos japoneses na Ilha Tulagui.

Foi o ano em que fuzileiros da Marinha norte-americana iniciaram a campanha de Guadalcanal contra o exército japonês, que durou até fevereiro de 1943, com o objetivo de evitar que o país asiático - com as suas bases nas Ilhas Salomão - fosse uma ameaça para as rotas de abastecimento entre os Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia, como lembra o “El Confidencial”.

Estima-se que milhares de bombas ativas e explosivos continuam enterrados nas Ilhas Salomão, tendo já acontecido várias explosões com consequências fatais.