Internacional

28 províncias espanholas continuam sob alerta meteorológico: chuvas fortes obrigaram à retirada de 80 pessoas, houve duas vítimas mortais

2 setembro 2021 21:54

nurphoto/ getty images

As autoridades espanholas estimam que cerca de 10 mil pessoas não tenham acesso a eletricidade. De acordo com a agência meteorológica de Espanha, prevê-se instabilidade no estado do tempo até domingo

2 setembro 2021 21:54

A Agência Meteorológica Estatal de Espanha mantém 28 províncias do país sob aviso amarelo devido às chuvas fortes que se fazem sentir. O mau tempo provocado pela tempestade Dana deve manter-se até domingo. De acordo com o jornal “El Mundo”, foram registadas várias inundações e dezenas de estradas tiveram de ser cortadas.

De acordo com a imprensa espanhola, duas alemãs, de 23 e 25 anos, morreram depois de mergulharem nas águas de Cala Mandia, na ilha de Maiorca. Foram arrastadas pela corrente forte e morreram afogadas. A proteção civil, citada pelo “El Mundo”, mais de 80 pessoas tiveram de ser retiradas de suas casas por questões de segurança na zona de Tarragona. Há ainda 100 mil pessoas que estão a viver sem eletricidade.

Em Madrid, o serviço de metro chegou a estar interrompido após o corte da circulação em alguns túneis. Na região de Valência, várias pessoas ficaram isoladas. Segundo o Sistema Automático de Informação Hidrológica, a estação de Morella acumulou em quatro horas precipitações de 65 litros por metro quadrado.

A situação verificou-se ao longo dos últimos dias no território continental, tendo começado esta quinta-feira a afetar as ilhas Baleares na manhã de quinta-feira.