Polícia alemã detém britânico por suspeita de espionagem para a Rússia
O homem, funcionário da embaixada do Reino Unido em Berlim, é suspeito de, em pelo menos numa ocasião, ter passado um documento a um representante dos serviços secretos russos
O homem, funcionário da embaixada do Reino Unido em Berlim, é suspeito de, em pelo menos numa ocasião, ter passado um documento a um representante dos serviços secretos russos
A polícia alemã deteve um funcionário britânico da embaixada do Reino Unido em Berlim por suspeita de espionagem para a Rússia, anunciou esta quarta-feir a procuradoria federal.
O homem, identificado como David S., é suspeito de ter, pelo menos numa ocasião, "transmitido a um representante dos serviços secretos russos" um documento que "tinha obtido no decurso das suas funções na embaixada", disse o gabinete do procurador federal responsável por casos de espionagem.
A detenção ocorreu esta terça-feira, na cidade de Potsdam, próxima de Berlim, e resultou da colaboração com as autoridades britânicas.
"O acusado recebeu um montante indeterminado em dinheiro em troca de informações", segundo um comunicado da procuradoria, citado pela agência France-Presse.
O britânico tinha sido contratado localmente pela embaixada do Reino Unido em novembro de 2020, numa posição que não foi especificada.
"O seu apartamento e local de trabalho foram revistados", disse o gabinete do procurador.
O suspeito será presente ainda esta quarta-feir a um juiz de instrução do Supremo Tribunal Federal, que "decidirá sobre a execução da prisão preventiva", acrescenta o gabinete do procurador.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes