O Presidente da Tunísia, Béji Caïd Essebsi, teve alta hospitalar esta segunda-feira. Segundo o seu filho, a saúde do chefe de Estado está “normal” e ele prepara-se para regressar ao trabalho.
Numa foto publicada pela presidência no Facebook, Essebsi, de 92 anos, surge sorridente e rodeado pela equipa médica.
“O chefe de Estado deixou o hospital militar e voltou para a sua casa em Cartago depois de receber o tratamento necessário e de recuperar”, anunciou a presidência em comunicado.
Duplo atentado a poucos meses das eleições
Essebsi foi hospitalizado na quinta-feira, no mesmo dia em que um duplo atentado terrorista, reivindicado pelo autoproclamado Estado Islâmico, provocou um morto e vários feridos na capital tunisina, Tunes. Os dois ataques aconteceram no pico da temporada turística e a poucos meses das eleições legislativas de outubro e das presidenciais de novembro.
Em junho, o Presidente anunciou que não concorreria a um segundo mandato, apesar dos apelos do Nidaa Tounes, partido que fundou em 2012 e que ainda não avançou com o nome de um candidato à sua sucessão.
A Tunísia liderou o movimento das Primaveras Árabes com a deposição, em 2011, do líder autocrático Ben Ali. Essebsi assumiu a liderança do período de transição como primeiro-ministro, tendo sido eleito Presidente em 2014.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: hgomes@expresso.impresa.pt