Internacional

Presidente da Tunísia teve alta hospitalar

Presidente da Tunísia teve alta hospitalar
NurPhoto

Béji Caïd Essebsi foi internado no mesmo dia do duplo atentado terrorista da semana passada na capital do país. Em outubro realizam-se eleições legislativas e em novembro presidenciais. O chefe de Estado já fez saber que não concorrerá a um segundo mandato

Presidente da Tunísia teve alta hospitalar

Hélder Gomes

Jornalista

O Presidente da Tunísia, Béji Caïd Essebsi, teve alta hospitalar esta segunda-feira. Segundo o seu filho, a saúde do chefe de Estado está “normal” e ele prepara-se para regressar ao trabalho.

Numa foto publicada pela presidência no Facebook, Essebsi, de 92 anos, surge sorridente e rodeado pela equipa médica.

“O chefe de Estado deixou o hospital militar e voltou para a sua casa em Cartago depois de receber o tratamento necessário e de recuperar”, anunciou a presidência em comunicado.

Duplo atentado a poucos meses das eleições

Essebsi foi hospitalizado na quinta-feira, no mesmo dia em que um duplo atentado terrorista, reivindicado pelo autoproclamado Estado Islâmico, provocou um morto e vários feridos na capital tunisina, Tunes. Os dois ataques aconteceram no pico da temporada turística e a poucos meses das eleições legislativas de outubro e das presidenciais de novembro.

Em junho, o Presidente anunciou que não concorreria a um segundo mandato, apesar dos apelos do Nidaa Tounes, partido que fundou em 2012 e que ainda não avançou com o nome de um candidato à sua sucessão.

A Tunísia liderou o movimento das Primaveras Árabes com a deposição, em 2011, do líder autocrático Ben Ali. Essebsi assumiu a liderança do período de transição como primeiro-ministro, tendo sido eleito Presidente em 2014.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: hgomes@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate