23 janeiro 2019 18:22
bloomberg/getty
No decorrer de uma manifestação contra Nicolás Maduro, o presidente da Assembleia Nacional jurou “assumir as competências do executivo nacional”. O Governo de Nicolás Maduro, não reconhece o Parlamento
23 janeiro 2019 18:22
O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela e líder da oposição, Juan Guaidó, proclamou-se esta quarta-feira “presidente interino” do país. Com a Constituição na mão e diante dos manifestantes que participavam num ato de protesto contra Nicolás Maduro, em Caracas, Guaidó pronunciou uma declaração formal.
“Na condição de presidente da Assembleia Nacional, ante Deus, a Venezuela, em respeito aos meus colegas deputados, juro assumir formalmente as competências do executivo nacional como presidente interino da Venezuela”, afirmou.
O Governo de Nicolás Maduro, porém, não reconhece o Parlamento.
Numa reação à autoproclamação, o Presidente norte-americano declarou apoiar Juan Guaidó, como chefe de Estado do país, afirmando reconhecê-lo nessa qualidade. Desafiou também a comunidade internacional a seguir a mesma posição.
Outro país, o Canadá, estará também pronto para reconhecer Guaidó. Segundo o “Miami Herald”, que cita fontes próximas do Governo, ainda que estas tenham falado ao jornal sob a condição de anonimato, o anúncio estará para breve.