Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Explosão em autocarro turístico perto do Cairo faz três mortos e 12 feridos

MOHAMED EL-SHAHED/Getty

O autocarro transportava turistas vietnamitas que visitavam as Pirâmides de Gizé

Um autocarro turístico explodiu esta sexta-feira perto da Pirâmide de Gizé, a 20 quilómetros do Cairo, a capital do Egito.Pelo menos três pessoas morreram e 11 ficaram feridas, informou o Ministro do Interior, Mahmoud Tawfik.

As vítimas mortais são, segundo informou primeiro-ministro do Egito, Mustafa Madbuli, são dois turistas vietnamitas e o guia do grupo, de nacionalidade egípcia. Já os feridos são dez turistas e o motorista do veículo, que foram transportados para o hospital de El Haram, onde o guia acabou por morrer durante uma cirurgia, explicou ainda o chefe de Govenro.

O grupo, na maioria vietnamitas, preparavam para visitar as Pirâmides de Gizé quando a bomba de fabrico artesanal e colocada junto um muro próximo da estrada explodiu.


O autocarro saiu do caminho determinado pelo Ministério do Interior para veículos de turismo e não informou às autoridades da alteração de rota.
Este é o primeiro ataque com explosivos contra turistas no Egito desde o atentado em outubro de 2015 contra um avião russo que caiu na península do Sinai (nordeste) após explodir no ar, matando os seus 224 ocupantes. Devido à época de Natal, as autoridades egípcias haviam reforçado a segurança na cidade desde o começo do mês.

As Pirâmide de Gizé são dos locais turísticos mais visitados do Egito.