50 mulheres ligadas à Saúde indicam uma ideia que gostariam de ver implementada no sector, no projeto 50 mulheres, 50 ideias para a Saúde . 35 já foram divulgadas e podem ser consultadas AQUI.
Conheça - neste artigo - 5 novas ideias.
Criar o gestor do doente crónico
Ana Sampaio, presidente da APDI, defende que é necessário que exista a figura do gestor do doente crónico porque esta população necessita - normalmente - da intervenção de diversas especialidades e, como não há um único gestor da doença, é o doente que se encarrega de fazer esse elo de ligação, sentido-se desacompanhado durante todo o processo.
Apostar na oncologia de precisão
Esta é a ideia que Deolinda Sousa Pereira, diretora do serviço de oncologia médica do IPO do Porto, gostaria de ver executada no país de forma abrangente. Os ensaios de fase precoce e a oncologia de precisão são a melhor forma de olhar para o doente como um ser individual que é, e é esse tratamento personalizado do cancro que representa o futuro desta área da medicina.
Sistema de Saúde articulado, transparente e humanizado
Teresa Machado Luciano, presidente do conselho de administração do Hospital Garcia de Orta (HGO) defende esta visão para o sistema de saúde que se baseia em três pilares: sistema único de informação, integração da investigação e inovação e a existência de urgências referenciadas.
Registo de Saúde eletrónico único
Para Sandra Cavaca, presidente da Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), o registo de saúde eletrónico único é a ideia que mais vai revolucionar o sector e já está a ser desenhado. Isto permitirá, por exemplo, que não haja duplicação de registos ou de exames, pois todos os intervenientes, cidadãos e profissionais, poderão ter acesso a estes dados de forma mais ágil e eficiente.
Investir numa comunicação eficaz
Esta é a ideia de Sofia Baptista, médica especialista em medicina geral e familiar, gostaria de ver cumprida - num futuro próximo - em Portugal. A comunicação pode impactar positivamente as atitudes e os comportamentos dos portugueses em relação à sua saúde e segundo a especialista poderá ser feita na academia, nos media e na prática clínica.
Todas as semanas são divulgadas 5 novas ideias. Ao longo dos próximos meses poderá acompanhar tudo AQUI.
50 mulheres, 50 ideias para a Saúde
50 mulheres, de várias especialidades, dão 50 ideias sustentadas para o desenvolvimento da Saúde em Portugal. Em maio, as 50 soluções apresentadas serão debatidas num evento que promete abrir as portas para o futuro do sector. 50 Mulheres, 50 Ideias para a Saúde é um projeto do Expresso com o apoio da Sanofi.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes