Tem dúvidas sobre a utilização da Chave Móvel Digital? Pergunte ao avatar
D.R.
O chat GPT tem, a partir de hoje, um rosto feminino, mas ainda não recebeu um nome próprio. A nova assistente pessoal do portal ePortugal está pronta para responder às dúvidas dos portugueses, num projeto que visa facilitar o acesso a informação, aumentar a eficiência dos serviços públicos e reduzir os tempos de espera
Fátima Ferrão
Um assistente virtual, baseado na tecnologia de inteligência artificial (IA) generativa do chat GPT é lançado esta sexta-feira, fruto de um projeto piloto que juntou a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), a Microsoft, como parceiro tecnológico, a Defined.AI, que desenvolveu o modelo de voz otimizado para português e articulou o desenvolvimento de um avatar com uma start-up especializada em inteligência artificial, e a Daredata, parceiro responsável pela integração e implementação. A grande diferença em relação a outros assistentes virtuais já operacionais em sites da administração pública é “a possibilidade de manter uma conversação natural e dinâmica, tal como se fosse entre dois humanos”, revelou em primeira mão ao Expresso o presidente da AMA, João Dias.
Além da tecnologia subjacente, a nova assistente, que ainda não foi oficialmente batizada, será representada por um avatar feminino que, com toda a simpatia, responderá às dúvidas dos portugueses, numa primeira fase, sobre a Chave Móvel Digital. Posteriormente, o projeto prevê o alargamento a outros serviços públicos podendo, numa fase posterior, evoluir para uma vertente transacional. “Poderá, por exemplo, assegurar a renovação do cartão do cidadão ou da carta de condução de forma totalmente autónoma”, explica João Dias.
Para já, e após a demonstração que acontece esta manhã no Centro Cultural de Belém, e que pode ser acompanhada, a partir das 10h30 nas redes sociais da AMA, está prevista a monitorização do projeto piloto durante dois meses, para garantir o controlo de qualidade das respostas e da informação prestada. “Quisemos avançar com um piloto rápido e ágil para testar o conceito, e depois avançaremos ao ritmo que for possível”, salienta o presidente da AMA. João Dias revela ainda que este projeto dá ‘o pontapé de saída’ para uma “revolução que estamos a preparar para o sector público, cuja apresentação será feita em breve”.
Ana, Sofia, Mariana ou Beatriz
E porque o novo avatar já tem um rosto, mas ainda não tem nome, perguntámos ao chat GPT como se chamaria, e que aspeto teria, se fosse uma assistente virtual portuguesa. A resposta foi rápida: “Se eu fosse uma assistente virtual portuguesa, o meu avatar seria projetado para refletir a cultura e identidade de Portugal. Eu seria representada como uma figura feminina amigável e acolhedora, com traços suaves e expressões faciais simpáticas. Teria cabelos castanhos, compridos e soltos, com um estilo moderno e elegante. Os meus olhos seriam castanhos, transmitindo serenidade e confiança”.
Mas o chat bot vai mais longe. “Vestiria roupas que combinam conforto e sofisticação, com um toque de elementos tradicionais portugueses. Poderia usar um vestido ou uma blusa com padrões inspirados em azulejos portugueses, um dos símbolos icónicos do país, e complementaria o visual com acessórios discretos, como brincos ou uma pulseira delicada”. Já o para o nome, o bot sugere Ana, Sofia, Mariana ou Beatriz pois considera que são nomes bastante comuns em Portugal. Fica a sugestão para a AMA.
O painel moderado por Miguel Castro Neto, dean da Nova IMS (à direita na foto) contou com a presença de Ivo Bernardo, da Dare Data; Jorge Rodrigues da Ponte, do IRN; Andres Ortola, da Microsoft; João Dias, da AMA; e Pedro Folgado, da CIM Oeste (da direita para a esquerda)
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