Projetos Expresso

O que os portugueses sabem (e não sabem) sobre comprar casa

24 janeiro 2023 7:44

Ana Baptista

foto getty images

O segundo de seis debates que o Expresso e a ERA Imobiliária estão a realizar sobre o futuro da habitação e do sector acontece esta quinta-feira. O tema é a literacia para a habitação

24 janeiro 2023 7:44

Ana Baptista

A crise das dívidas soberanas que levou vários países da Europa a pedir ajuda ao Fundo Monetário Internacional, entre eles Portugal, em 2011, mudou para sempre a banca e a forma como as pessoas olhavam para os empréstimos. Os bancos tornaram-se mais rigorosos e deixaram de emprestar a totalidade do valor da casa, e as pessoas tornaram-se mais prudentes e quiseram saber mais sobre todo o processo de comprar casa.

Ainda assim, cerca de 10 anos depois - em 2020 - Portugal ocupava o último lugar no ranking de literacia financeira dos 19 países da zona euro. E estar aquém na literacia financeira significa também estar aquém no que sabe sobre o que é preciso para comprar casa.

E essa falta de conhecimentos torna-se mais evidente numa altura de preços altos, de inflação, de perda de rendimentos, e de taxas de juro elevadas e com perspetiva de subir. Por isso é que, a literacia para a habitação foi o tema escolhido para o segundo debate que o Expresso e a ERA Imobiliária estão a realizar sobre o futuro da habitação e do setor.

O objetivo é tentar perceber, por exemplo, qual o nível de conhecimentos dos portugueses sobre a compra de casa e o crédito à habitação; se sabem o que é preciso e quais os custos totais que vão ter; se sabem o que é a taxa de esforço; ou uma taxa fixa e variável. E, claro, clarificar algumas das dúvidas mais comuns ou até corrigir informações erradas que se julgam corretas.

Literacia para a habitação

O que é?
É o segundo de uma série de seis debates que o Expresso e a Era Imobiliária vão organizar durante os próximos três meses sobre “O futuro da habitação e do setor imobiliário em Portugal”

Quando, onde e a que horas?

Dia 26 de janeiro, quinta-feira, no edifício da Impresa, às 19h00

Quem vai estar presente?

  • António Balhanas, Deco Proteste
  • Pedro Megre, CEO da União de Créditos Imobiliários (UCI)
  • Luís Brites, administrador do Banco CTT

Porque é que este encontro é central?

Portugal continua a ter um dos piores níveis de literacia financeira da Europa e o objetivo deste debate é ajudar a responder a algumas dúvidas.

Onde posso ver?
Aqui