A transição para uma economia mais verde e sustentável não será fácil e só lá chegaremos com investimentos significativos em tecnologia e inovação. No próximo dia 23 de setembro, esta é a agenda que o Banco Europeu de Investimento quer discutir em Lisboa, numa conferência organizada em parceria com o ISEG e tendo como pano de fundo o atual momento de crise na Europa. Apesar da escassez energética e das pressões inflacionistas, o caminho para a sustentabilidade é claro e passa por novas tecnologias e soluções, tudo para cumprir os objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pelas Nações Unidas e pelo Pacto de Paris. Mas sem investimento, sem dinheiro público e privado, capitais de risco e novos instrumentos financeiros, nada disto será possível. O debate arranca às 15h, com a moderação do diretor-adjunto do Expresso, David Dinis.
Innovation for a sustainable and resiliente future
O que é?
O Banco Europeu de Investimento – em parceria com o ISEG, o Expresso e com o Alto Patrocínio da Presidência da República – organiza a conferência “Innovation for a sustainable and resiliente future”, uma oportunidade para especialistas, investidores e agente políticos discutirem a relação entre a inovação, o ambiente e a transição para a sustentabilidade
Quando, onde e a que horas?
A conferência terá lugar no ISEG, em Lisboa, na Rua do Quelhas 6, entre as 15h e as 18h.
O programa completo pode ser consultado aqui.
Quem são os oradores em destaque?
- Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República de Portugal;
- Werner Hoyer, Presidente do Banco Europeu de Investimento;
- Ricardo Mourinho-Félix, Vice-Presidente do Banco Europeu de Investimento;
- Clara Raposo, reitora, ISEG Lisbon School of Economics and Management,
- Mariana Mazzucato, professora, University College London;
- Bertrand Piccard, pioneiro em energia solar.
Como posso assistir?
Pode inscrever-se AQUI
Porque um futuro sustentável é importante
O Expresso lança em setembro uma nova plataforma para discutir um país económico, social e ambientalmente mais sustentável. O Expresso SER — Sustentável, Ecológico, Responsável — arranca já no dia 16 de setembro com a oferta a todos os leitores de cinco manuais de sustentabilidade. Num ano em que as alterações climáticas, a escalada dos preços dos combustíveis e a inflação vão condicionar as nossas escolhas, é importante não esquecermos todos os outros desafios que podem tornar Portugal mais sustentável, como a igualdade de oportunidades, o acesso à saúde, a sustentabilidade nas empresas e uma maior responsabilidade social. Esse é o compromisso do Expresso: discutir, refletir e assumir que todos precisamos de caminhar para um novo paradigma.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes