26 outubro 2022 10:00
A tecnologia 5G da NOS já tem lugar marcado em estádios portugueses e promete transportar o desporto-rei para um novo campeonato de oportunidades.
26 outubro 2022 10:00
Quem não sonhou em ser um jogador de futebol? A pergunta, eternizada numa música dos brasileiros Skank, ganha uma nova dimensão com a chegada da tecnologia 5G à indústria do futebol. Com o 5G da NOS, o sonho de ser ou estar entre os grandes craques passa agora a ter contornos de realidade… virtual e aumentada. Como num passe de mágica, os instrumentos de realidade aumentada e realidade virtual (AR/VR) permitirão, por exemplo, a qualquer adepto replicar as jogadas e entrar em campo com os seus ídolos – mesmo aqueles que já penduraram as chuteiras. Mas esta é apenas uma entre um sem-número de possibilidades que já estão a correr as bancadas dos estádios portugueses e todos os outros recantos onde se respira futebol à boleia do 5G da NOS.
Numa nova forma de sentir a paixão pelo desporto-rei, todos poderão viver esta modalidade com mais intensidade, quer ocupem um lugar na bancada, na cadeira de uma esplanada ou no sofá lá de casa. Os adeptos, a quem tradicionalmente se chama o 12.º jogador, terão a oportunidade de estar ainda mais próximos dos protagonistas que estão habituados a acompanhar em cada partida. A rede 5G da NOS, que já se estende dentro e fora do relvado, facilita as comunicações em estádios com milhares de pessoas e traz inovações que garantem que não vai perder pitada do jogo. Imagens de alta resolução, várias câmaras, repetições instantâneas, estatísticas em tempo real dos jogadores individualmente e de toda a equipa. Bastará apontar o telemóvel para saber mais, ver melhor e partilhar tudo com os amigos. Quem já vibrava com a emoção de um jogo ao vivo poderá ter assim uma experiência ainda mais completa.
Mas os que não podem apoiar o seu clube in loco também têm um acesso facilitado ao palco dos sonhos graças à tecnologia 5G. As várias câmaras à escolha, a transmissão com câmaras a 360 graus e as novas perspetivas possibilitadas pela captação de imagens com recurso a drones, todas elas tecnologias extraordinariamente potenciadas pelo advento do 5G, prometem transportar qualquer adepto para o terreno de jogo, seja qual for a distância.
Quem já se viu impedido de partilhar um momento memorável de uma partida devido à sobrecarga da internet nos estádios tem também o problema resolvido com o 5G. Afinal, enquanto a rede 4G nem sempre permitia alcançar as melhores velocidades de download e upload, graças à capacidade 1M por k2 do 5G, os adeptos podem estar no estádio ligados à internet com a máxima velocidade, e em simultâneo, mesmo que o recinto esteja cheio. Com a NOS, aliás, a velocidade do 5G vai ainda mais longe: de acordo com a Ookla, líder global em aplicações de teste de rede fixa e móvel, dados e análises, a NOS é a operadora com a rede 5G mais rápida em Portugal, segundo o primeiro prémio de quinta geração de rede móvel atribuído no País. O desempenho da rede 5G foi avaliado comparando as três operadoras nacionais, tendo a NOS conquistado um Speed Score™ de 305,40 o que a torna 6,55% mais rápida que o segundo classificado.
Por outro lado, com o 5G os estádios inteligentes poderão adaptar-se mais facilmente a diferentes utilizações, com soluções de comunicação sem fios que possibilitam que num dia haja um jogo e pouco depois um grande concerto ou outro evento. Já a chamada network slicing, a capacidade da rede 5G se dividir por várias utilizações, garante que as comunicações nas bancadas, mas também em instalações importantes como camarotes e salas de imprensa, sem esquecer os sistemas de segurança e emergência, podem funcionar em paralelo a diferentes níveis.

Profissionais do futebol mais bem preparados com o 5G da NOS
Num desporto cada vez mais profissional, sempre na linha da frente da tecnologia, o 5G vai igualmente ajudar os clubes a marcarem pontos em matéria de inovação. A quinta geração móvel dará aos treinadores e equipas técnicas dados e ferramentas para escolher e preparar melhor as equipas. Todos os detalhes físicos de um jogador vão ser avaliados ao instante, agregados, analisados e disponibilizados. Os treinos remotos, viabilizados pelas ferramentas de AR/VR, também vão ser uma possibilidade para que os treinadores possam orientar os seus jogadores mesmo que separados por vários quilómetros. Seja nos treinos ou a meio do jogo, as decisões táticas são facilitadas pela tecnologia e podem fazer a diferença entre ganhar ou perder.
De igual modo, a realidade virtual pode ter um papel importante no desenvolvimento de estratégias e capacidades individuais. Imagine-se um jogador que, com uns óculos virtuais e um programa que simula os principais adversários, consegue simular infinitas vezes a melhor forma de fazer uma finta, roubar a bola ou rematar para o canto da baliza.
Por sua vez, no que toca à gestão de instalações desportivas, sendo um clube uma instituição com centenas de funcionários, o 5G melhora substancialmente as operações. Ajuda à eficiência energética, facilita os contactos entre departamentos e garante uma rede segura e fiável em todas as instalações, tal como já foi feito pela NOS no estádio do Sport Lisboa e Benfica, o primeiro Estádio 5G em Portugal, e depois no do Sporting Clube de Portugal.
NOS e Benfica apresentam primeiro estádio 5G em Portugal
Visitados por largos milhares de pessoas a cada jogo, os estádios conseguirão também otimizar a gestão dos fluxos de adeptos através de sensores com 5G e sinalética com realidade aumentada, dispensando a presença de tantos seguranças nas bancadas, assim como potenciar a relação comercial entre o clube e o adepto com ofertas personalizadas e em cima do pico da emoção de um jogo de futebol.

Empresas e patrocinadores com novas possibilidades
Os estádios são o epicentro do futebol, o terreno mais fértil para todas as aplicações do 5G, e isso acontece também ao nível das empresas, patrocinadores e serviços que gravitam em torno do desporto-rei. A rede 5G traz rapidez, eficiência e segurança aos negócios. Com uma latência abaixo de 5 milissegundos, todos os movimentos num estádio podem ser mais fáceis e todas as transações comerciais nas lojas, restaurantes ou multibancos são mais rápidas.
Já o patrocínio a um clube ou competição, tão importante para o sucesso de ambos, pode ser dinamizado pelo 5G. A massificação das conexões e a chegada de inovações – como mais câmaras, drones ou a própria realidade virtual e aumentada – abrem a porta a todo um novo campeonato da associação de marcas. Contar com um jogador para um encontro com adeptos já não vai depender de agenda, treinos ou estágios, um holograma em 5G pode garantir essa presença. E a publicidade pode ser muito mais direcionada, tal como será numa loja ou num supermercado.
Uma nova realidade para os meios de comunicação
O 5G vai ainda revolucionar as emissões televisivas, com benefícios para todos. Facilita a instalação de equipamentos de transmissão, com menos cabos e menos estruturas pesadas para levar a paixão do futebol a todas as casas, ou a qualquer lado. Para os jornalistas, haverá um acesso facilitado às conferências, aos treinadores e jogadores e às condições técnicas que garantem um trabalho rápido, sem falhas.

NOS celebrou primeiro campeonato 5G com o Sporting em 2021
A 11 de maio de 2021, o Sporting Clube de Portugal sagrou-se campeão da Liga NOS. Numa altura em que ainda não era possível celebrar no estádio, a NOS utilizou a sua rede 5G para aproximar os adeptos do clube campeão, levando esta celebração a todos, através de experiências únicas. Com o Estádio José Alvalade dotado da tecnologia 5G da NOS, foi possível transportar o capitão da equipa Sebastian Coates diretamente do relvado para os estúdios de televisão, onde falou em primeira mão sobre a conquista do título. O jogador foi visto em realidade aumentada por todos os portugueses que assistiram à emissão, como se estivesse presente fisicamente nesse espaço, graças à tecnologia 5G da NOS. Para que nenhum segundo da celebração fosse perdido, a NOS instalou também uma micro-câmara na base da taça, que transmitiu em direto, e em 5G, os momentos mais emocionantes da celebração.
A festa do campeão da Liga NOS 20/21 iniciou-se com um vídeo emocionante, em jeito de retrospetiva dos momentos mais marcantes da época e que culminaram na vitória do Sporting. Seguidamente, os campeões fizeram a sua entrada no estádio para receber as medalhas, acompanhados pela projeção de infografias construídas em realidade aumentada, através das quais os espectadores em casa conseguiram ver as principais estatísticas de cada jogador da equipa.
Sporting: o primeiro campeão com 5G da NOS
Capitão do Sporting viaja em holograma à boleia do 5G da NOS
A NOS usou o 5G para transportar o capitão do Sporting, Sebastián Coates, em holograma, do estádio do Sporting até à Escola Academia Sporting Viana do Castelo para inspirar uma turma de jovens jogadores de futebol com uma palestra surpresa que marcou o início da temporada.

Esta tecnologia permitiu que o jogador interagisse em tempo real com 20 crianças a quase 400 quilómetros de distância, proporcionando-lhes a experiência inesquecível de conhecerem um dos seus ídolos. Coates interagiu com todos as crianças em tempo real, tendo inclusive respondido às suas questões e trocado camisolas com eles. Tudo graças à elevada velocidade e ultra-baixa latência do 5G.