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Drew Houston, o rapaz que disse não a Steve Jobs

15 março 2012 15:58

Maria Martins (www.expresso.pt)

fundador da Dropbox tem uma história sui generis: detetou um problema antes de toda a gente, foi obrigado a arranjar um sócio e recusou uma proposta de 100 milhões de dólares para vender a empresa. Hoje, a Dropbox está avaliada em 4 mil milhões!

15 março 2012 15:58

Maria Martins (www.expresso.pt)

Tem 29 anos e é o fundador e CEO de uma empresa de armazenamento de arquivos online, criada em 2007, avaliada em 4 mil milhões de dólares. Em Outubro do ano passado, a Dropbox conseguiu um surpreendente financiamento de 250 milhões de dólares de uma pool de investidores, que a vão ajudar a superar alguns dos seus problemas de crescimento, já que em apenas 5 anos reuniu 50 milhões de utilizadores. Em 2009, Steve Jobs ofereceu 100 milhões de dólares para ficar com ela, mas Houston recusou.

Numa entrevista ao site AllThingsD, Drew Houston explicou porque afasta potenciais pretendentes, faz crescer a empresa e descobre oportunidades onde ninguém as viu antes.

1. Encontrar o parceiro certo

As capitais de risco enfatizam à exaustão a importância da equipa quando se trata de apostar o seu dinheiro e Houston não escapou a esta conversa. Encontrar um sócio explica, hoje, parte do seu sucesso, apesar de não ter estado nos planos iniciais. Apenas aconteceu, quando um potencial investidor, a Y-combinator, lhe disse que só apostaria na Dropbox se ele arranjasse um parceiro.

"Eles defendem que as empresas que são lideradas por uma equipa, são mais bem sucedidas", conta Houston. Acabou por conhecer Arash Ferdowsi, o actual sócio, através de amigos comuns e, em apenas duas horas de conversa, entenderam-se e fizeram um 'casamento para a vida'.

2. Resolver um problema que ainda ninguém detetou

As duas primeiras perguntas de qualquer investidor na fase inicial de uma startup são: 'Qual o problema que a sua empresa vai resolver, e até que ponto ele é assim tão importante?'

A originalidade da Dropbox é que se propôs resolver um problema que as pessoas ainda nem tinham percebido que tinham. "Não havia mercado", recorda Houston, "ninguém andava à procura de uma solução deste tipo". As pessoas limitavam-se a carregar os ficheiros de um lado para o outro e achavam isso normal. "Se não percebes que tens um problema, não vais à procura de uma solução", diz.

Mas Houston percebeu que o armazenamento online era essencial e hoje já ninguém precisa de andar com a informação atrás, podendo aceder-lhe em qualquer computador ou dispositivo móvel. "Ajudar a resolver um problema que as pessoas ainda nem tinham percebido que existia, abre-te imensas portas", reconhece. 

3. Resistir a vender a empresa demasiado cedo

Ficar rico em pouco tempo é o sonho de qualquer empreendedor, mas não é o que move Houston, que recusou uma oferta de 100 milhões de dólares da Apple.

A reunião que teve com Steve Jobs azedou assim que Houston recusou a proposta. "Vocês são apenas parte do processo e não o produto final. Sem nós, nunca conseguirão ter acesso ao sistema operacional dos telemóveis", foi a resposta irritada de Jobs. Houston engoliu em seco e limitou-se a esperar que o mandassem sair da sala.

O jovem CEO diz que percebe que, como qualquer startup que chame a atenção, a Dropbox receba propostas, mas deixa claro que a empresa não está à venda. Apesar disso, aceitou falar com Steve e disse-lhe que ficou linsonjeado com a oferta. Quer continuar, porém, a fazer crescer a empresa. "Tem sido uma óptima experiência e é algo único na tua vida", admite.