28 setembro 2012 18:30
É fundamental ter uma boa estratégia de marketing para esta rede social.
28 setembro 2012 18:30
Usar o Pinterest como ferramenta de marketing é uma boa forma de aumentar o tráfego no seu site e, espera-se, também as vendas da sua startup. Se fizer as coisas bem feitas, esta é uma estratégia vencedora, garante a Entrepreneur.
Nem todas as empresas seguem estratégias que funcionam. Os mavens não usam imagens próprias, mas sim as que apanham na rede e lhe parecem interessantes. Os connectors também não usam material próprio, mas gostam de usar material de outros. Finalmente, os showcasers afixam imagens que vão buscar aos seus blogues ou sites.
Não é difícil perceber que os primeiros são os que conseguem as maiores legiões de fãs e que os últimos não atraem quase ninguém. E foi isso mesmo que concluiu um estudo realizado em Junho por uma empresa que analisa o movimento no Pinterest.
Mas isto não significa que não haja forma de levar as pessoas a apreciarem e partilharem o que tem para lhes mostrar. O segredo é não lhe dar apenas material sem graça. Ou seja, em vez de colocar 5 imagens dos seus produtos, escolha 20, das quais só 5 são suas e as outras são realmente espectaculares.
Segundo o mesmo estudo, outra técnica usada pelas empresas mais bem sucedidas no Pinterest é integrar também o Twitter. Assim, sempre que colocam material, podem enviá-lo logo através do Twitter, maximizando a sua exposição.
Finalmente, tenha em conta que aqui o gesto de carregar no botão não é tão imediato como no Twitter ou no Facebook. No Pinterest as pessoas têm de se identificar com as fotos, antes de as partilharem, por isso é tão importante que o material que coloca seja realmente bom.