Já são conhecidos os vencedores do galardão mais prestigiado da indústria automóvel do nosso país. O Renault Austral é o grande vencedor da edição deste ano. Os SUV estão na moda; o segmento C é atualmente o mais importante na Europa e o segundo mais relevante em Portugal. O Austral conquistou a opinião positiva da maioria dos jurados graças a um bom compromisso entre conforto e comportamento dinâmico.
No regresso da Renault ao Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal, a marca francesa é a grande vencedora ao conquistar as classes de Híbrido do Ano com o modelo Austral e a classe dedicada aos automóveis 100% elétricos com o Megane E-Tech. O Renault Austral conquista o Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2023 de forma consensual entre os 20 jurados.
Renault Austral vence classe de Híbrido do Ano e prémio principal
A versão que esteve a concurso na edição deste ano do Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2023 foi a E-Tech Full Hybrid. Esta versão alia o motor 1.2 turbo de três cilindros, a gasolina, com 130cv, a dois motores elétricos, ambos montados na dianteira do carro. O resultado é uma potência máxima de 200cv. A última vez que um modelo da marca francesa tinha conseguido conquistar o galardão aconteceu em 2003, na altura com o Renault Megane.
No total concorreram 37 inscritos, com os automóveis divididos por sete classes, com diferentes modelos e versões, dos quais 22 eram candidatos ao título de vencedor do Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2023. As classes foram as seguintes: Citadino, Familiar, SUV Compacto (inclui crossovers), Grande SUV, Elétrico, Híbrido e Híbrido Plug-in.
Vinte jurados, em representação dos principais órgãos de comunicação social do país, realizaram, ao longo dos últimos meses, testes dinâmicos exaustivos com os diferentes modelos a concurso. Estética, performances, segurança, fiabilidade, preço e sustentabilidade ambiental centraram a atenção destes jornalistas especializados.
Vencedores do Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2023
Carro do Ano – Renault Austral
Citadino do Ano – Skoda Fabia 1.0TSI Style DSG
Elétrico do Ano – Renault Megane E-Tech
Híbrido do Ano – Renault Austral E-Tech
Híbrido Plug-in do Ano – Peugeot 408 GT Plug-in Hybrid 225CV
Familiar do Ano – Honda Civic HEV 2.0 HEV Sports
Grande SUV do Ano – Nissan X-Trail 1.5 e-Power 213 CV A/T e-4orce 4x4 N-Connecta
SUV Compacto do Ano – DS7 E-Tense 4x4 360 Ópera
PRÉMIO TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Para esta edição, a organização voltou a selecionar um conjunto de dispositivos inovadores e tecnologicamente avançados que beneficiem diretamente a condução e ajudem o condutor. As diferentes candidaturas foram apreciadas e votadas pelos jurados em simultâneo com a votação final.
O vencedor da edição deste ano é a tecnologia exclusiva da Nissan e-POWER. Este sistema combina um motor a gasolina, que carrega a bateria e um motor elétrico, que faz mover as rodas. Comporta-se de forma semelhante a um veículo elétrico, mas sem necessidade de carregamento. Além do motor de combustão, o e-POWER também usa travagem regenerativa para ajudar a manter a bateria carregada.
PERSONALIDADE DO ANO
Rui Freire, Jornalista, falecido no passado mês de janeiro, Diretor do Autosport entre 1993 e 2008, um dos principais mentores da iniciativa Carro do Ano em Portugal.
A Comissão Executiva do Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2023 decidiu distinguir a título póstumo Rui Freire como Personalidade do Ano pelo seu enorme empenho na organização, ao longo de vários anos, deste troféu e pelo contributo que deu ao Jornalismo do setor Automóvel.
O grupo IMPRESA organizou a iniciativa – Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2023 – através da SIC Notícias e do Expresso.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes