Já são conhecidos os vencedores do galardão mais prestigiado da indústria automóvel do nosso país. O Peugeot 308 é o grande vencedor da edição deste ano. A terceira geração do compacto francês conta com uma estética atraente, está maior, mais espaçoso, traz duas versões híbridas, tanto para a berlina como para a carrinha, e terá…
Já são conhecidos os vencedores do galardão mais prestigiado da indústria automóvel do nosso país. O Peugeot 308 é o grande vencedor da edição deste ano. A terceira geração do compacto francês conta com uma estética atraente, está maior, mais espaçoso, traz duas versões híbridas, tanto para a berlina como para a carrinha, e terá uma variante 100% elétrica em 2023.
Os galardões do Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2022 contemplaram um total de oito classes: Citadino, Desportivo, Familiar, SUV Compactos (inclui crossovers), Grandes SUV, Elétrico, Híbrido, e Híbridos Plug-in.
No total concorreram 34 automóveis, com diferentes modelos e versões, dos quais 22 candidatos ao título de vencedor do Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2022.
Peugeot 308 é o grande vencedor da edição deste ano
O Peugeot 308 acabou por merecer a preferência da maioria dos jurados na ronda de votação final, onde se defrontou com os outros seis finalistas: Cupra Born, Hyundai Ioniq 5, Kia EV6, Nissan Qashqai, Škoda Enyaq e Toyota Yaris Cross. Destaque para a presença de quatro automóveis elétricos na lista de sete finalistas. O mercado nacional vive dias de mudança! A vitória de automóveis eletrificados na maioria das classes é a prova de que os jurados estão atentos a esta evolução, considerando, no entanto, que o Peugeot 308 é, nesta altura, a proposta mais racional adaptada à realidade do nosso país.
Vencedores do Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2022
A criação de uma classe dedicada, em exclusivo, aos modelos híbridos plug-in (PHEV) foi uma das novidades da edição deste ano. O vencedor na estreia desta classe foi o Peugeot 308 Hybrid.
Vinte jurados, em representação dos principais órgãos de comunicação social do país, realizaram testes dinâmicos com os diferentes modelos a concurso. Estética, performances, segurança, fiabilidade, preço e sustentabilidade ambiental foram algumas das áreas de avaliação.
O grupo IMPRESA organizou a iniciativa – 39.ª edição do Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2022 – através da SIC Notícias e do Expresso.
O galardão mais prestigiado da indústria automóvel do nosso país assinala a 40ª edição em 2023 e a organização está a preparar uma série de novidades para comemorar as quatro décadas do Carro do Ano em Portugal.
PRÉMIO TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Para esta edição, a organização voltou a selecionar um conjunto de dispositivos inovadores e tecnologicamente avançados que consigam beneficiar diretamente a condução e o condutor, que vão ser apreciados e posteriormente votados pelos jurados em simultâneo com a votação final.
O projeto “Easy Ride” desenvolvido pela Bosch Car Multimédia, em Braga, contempla cinco subprojetos, onde se inclui o “Vehicle to X Communication” (“V2X”).
O projeto é focado nas várias vertentes autónomas, em que o veículo terá um cockpit inteligente de maneira a proporcionar uma viagem personalizada ao ocupante, tendo, ao mesmo tempo, noção do estado do próprio automóvel e do que o rodeia como o ambiente, outros veículos autónomos, veículos de duas rodas, peões, entre outros. A informação é obtida através de sensores. O objetivo principal é conseguir níveis de conectividade que permitam avançar para uma condução autónoma segura e reduzir, quase a zero, o número de fatalidades e feridos em acidentes rodoviários.
PERSONALIDADE DO ANO
A Comissão Executiva doSeguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2022 decidiu distinguir a Personalidade do Ano que, pela sua participação profissional e empenho pessoal, contribua inequivocamente para o desenvolvimento do sector automóvel em Portugal.
Miguel Sanches, vice-presidente de operações da Volkswagen do Brasil e América do Sul
Esteve seis anos à frente da Autoeuropa. Miguel Sanches foi o responsável máximo da fábrica no arranque da produção do Volkswagen T-Roc. Também esteve aos comandos da unidade fabril durante a pandemia, que obrigou a uma adaptação profunda da Autoeuropa. Miguel Sanches chefiou a Autoeuropa desde 2015, mas já tinha estado na fábrica de Palmela entre 1993 e 2011. No final de 2021, Miguel Sanches deixou a Autoeuropa para rumar a um novo projeto no seio do grupo Volkswagen. Licenciado em Engenharia de Materiais e tem uma vasta experiência de âmbito internacional. Por este percurso e pelos resultados obtidos numa unidade fabril com um peso significativo no PIB nacional, num momento particularmente desafiante, a Comissão Organizadora do Seguro Directo Carro do Ano 2022 decidiu atribuir a distinção de Personalidade do Ano a Miguel Sanches.
Um galardão com tanto prestígio não podia deixar de ter um parceiro com protagonismo no sector como é a Seguro Directo. Mas, mais do que um troféu esta é uma verdadeira parceria com foco na segurança e prevenção, na sustentabilidade, na inovação e, claro, nas pessoas, já que sem elas nada disto seria possível. É também nestes valores que estamos juntos, e que caraterizam a atuação da Seguro Directo. Continuaremos de olhos postos no futuro, de forma a entregar o que nos caracteriza: tornar a vida de cada um “tão simples, tão inteligente”.
Gustavo Barreto, Comissão Executiva Grupo Ageas Portugal – Rede Comercial e Marketing
Comentários
Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate