Caminho da Internacionalização

Miniguia para a Cidade do México

11 outubro 2013 17:12

O turismo de negócios continua a crescer no país. De acordo com dados de 2013 da secretaria do Turismo local, a atividade gera mais de 4,5 mil milhões de euros, contribuindo com quase 1,5% para a produção de riqueza nacional. Entre as cidades que mais contribuem para os bons resultados, a capital é, claro, uma das mais importantes

11 outubro 2013 17:12

3 HOTÉIS

Gran Hotel Ciudad de Mexico

Mesmo junto à enorme Praça da Constituição, no centro histórico da capital mexicana, este quatro estrelas emblemático da Arte Nova foi reinaugurado em 2005 depois de uma remodelação que custou mais de 18 milhões de euros. No momento da reserva, aconselha-se a pedir um quarto com vista para a praça e para a imponente Catedral Metropolitana.

www.granhoteldelaciudaddemexico.com.mx

 

The St. Regis Mexico City

No coração do Paseo de la Reforma, uma das mais interessantes avenidas da Cidade do México, a icónica Torre Libertad, desenhada pelo argentino Cesar Pelli (conhecido arquiteto de arranha-céus), marca a paisagem. Nos seus 31 andares, com vista privilegiada, estão dispostos 189 quartos, incluindo 37 suites. Os serviços à disposição dos hóspedes são inúmeros, dignos de um 'cinco estrelas' construído em 2008 e considerado o hotel mais luxuoso da capital mexicana. O diretor-geral, Rui Reis, é um português com experiência hoteleira em todo o mundo. À entrada, pode pedir ajuda ao porteiro Nélson, também português. O conforto do luxo e da portugalidade.

www.starwoodhotels.com/stregis

 

Las Alcobas

Na avenida Presidente Masaryk, em Polanco, um dos bairros residenciais e comerciais mais sofisticados da cidade, pode até ser que se encontre com o Presidente Enrique Peña Nieto no restaurante Dulce Pátria de Las Alcobas. Com apenas 35 quartos, este sofisticado boutique hotel foi eleito pela BBC Travel, em 2012, como o melhor e mais confortável para quem visita a Cidade do México em negócios.

www.lasalcobas.com

 

3 RESTAURANTES

El Cardenal

Com quatro restaurantes abertos na cidade (dois no centro, um em San Ángel, outro em Lomas) são famosos os pequenos-almoços tipicamente mexicanos - mais próximos de um almoço - onde não falta o pão quente, a tortilha de milho, o queijo e o chocolate. Tudo produzido na casa.

www.restauranteelcardenal.com

 

Restaurante Antigo San Ángel Inn

No bairro de San Ángel, numa antiga quinta do século XVII, onde em tempos mais antigos se ergueu um mosteiro carmelita, este é um bom local para marcar encontro com clientes. Em ambiente colonial, os jardins convidam a prolongar a refeição e a gastronomia mexicana, ou internacional para quem queira variar, não deixa ninguém indiferente.

www.sanangelinn.com

 

El Hijo del Cuervo

Este bar, onde se pode beber, comer e ouvir música, fica no Jardim Centenário, o centro histórico de Coyoacán, um dos bairros mais animados da cidade em dias feriados e fins de semana. O que não faltam por aqui são restaurantes, bares, cantinas, livrarias, museus, dançarinos, músicos e vendedores de rua. E aqui viveram também Frida Kahlo e Diego Rivera, entre muitos outros nomes das artes mexicanas.

www.elhijodelcuervo.com.mx

 

3 SÍTIOS PARA VISITAR

Torre Mayor

George Soros é o dono do arranha-céus mais alto do México que se ergue no Paseo de la Reforma: mais de 230 metros de altura, 55 andares ocupados, sobretudo por lojas e escritórios, 29 elevadores que servem cerca de 8 mil pessoas todos os dias. Considerado um dos edifícios do mundo mais resistentes a sismos, vale a pena subir ao miradouro para apreciar a vista sobre a cidade.

www.torremayor.com.mx

 

Praça da Constituição

Do lado Nordeste do Zócalo, como é conhecida a praça do centro histórico da cidade do México, erguia-se o principal templo da capital dos astecas, Tenochtitlan. Destruído pelos conquistadores espanhóis, assim como todo o recinto sagrado, é hoje possível reconstituir a sua história no Museu Templo Mayor, graças a escavações arqueológicas sistemáticas que tiveram início na década de 1970. Ao lado ergue-se a maior catedral católica das Américas, dedicada à Ascensão de Maria. Construída a partir de 1572, as paredes incorporam pedras dos antigos templos astecas. Toda esta zona faz parte do centro histórico da Cidade do México, classificado como Património Mundial pela UNESCO em 1987.

www.templomayor.inah.gob.mx

 

Bosque de Chapultepec

"A colina dos gafanhotos", como lhe chamavam os astecas, cobre mais de 600 hectares e oferece programas para todos os gostos. De trilhos para caminhadas até visitas a museus. A não falhar o Museu de Arte Moderna e o Museu Rufino Tamayo, um dos pintores mexicanos do século XX mais considerados.

 

Texto publicado no Caderno de Economia do Expresso de 6 de julho de 2013