Acelerador de Sustentabilidade
O sector da construção é o terceiro maior emissor de gases de efeito de estufa, sendo por isso urgente começar a pensar o imobiliário de uma forma drasticamente diferente, mais sustentável e amiga do ambiente.
Apesar dos dados, já há empresas que tentam traçar este caminho para a sustentabilidade, inclusive em Portugal. Empresa de construção e engenharia, a Casais tem operado no mercado nacional e internacional com o objetivo de contribuir eficazmente para um imobiliário mais sustentável. A empresa nasceu há 64 anos e sempre se dedicou à temática dos edifícios: infraestruturas de serviços, escolas, hospitais, habitação, entre outros.
Dada a dimensão de Portugal, o crescimento da empresa saltou fronteiras e hoje já está em 17 países. Recentemente entraram em novos mercados, tornando-se os responsáveis - por exemplo - pela construção do Pavilhão de Portugal na Expo do Dubai.
Garantir, nas próximas décadas, que os edifícios se conseguem adaptar às necessidades da sociedade deverá ser o grande objetivo de quem constrói infraestruturas. Não desperdiçar materiais, incorporar materiais mais sustentáveis - onde a madeira se inclui - parece ser uma tendência que veio para ficar.
Em Guimarães já está a ser construído o primeiro edifício de construção híbrida (madeira e betão), que permitirá não só a redução de 60% das emissões, como a implementação da tão falada economia circular, uma vez que 50% dos materiais podem ser reutilizados. Redução de resíduos em 70% e redução para metade da poluição sonora são outros dos benefícios.
“Se usarmos os mesmos métodos que temos usado até hoje, vamos destruir qualquer hipótese de sobrevivência da nossa sociedade”, acredita António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais
Pensar os edifícios desde a sua génese, tornado-os mais eficientes e adaptados às necessidades dos dias de hoje é a missão do sector imobiliário, numa era em que a população mundial não para de crescer.
O Acelerador de Sustentabilidade é uma iniciativa que consiste na realização de sessões de formação (workshops online) onde se apresentam estratégias, conselhos e passos para descarbonizar e ter um negócio sustentável, dentro daquilo que são os objetivos europeus e mundiais.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes