Acelerador de Sustentabilidade
Numa garagem, e com apenas três funcionários, nasceu, em 1993, a empresa FORteams LAB. Nos dias de hoje, a empresa tem mais de 100 colaboradores e uma diversidade grande de produtos - dos têxteis ao merchandising - mas foi apenas em 2020 que a empresa deu um grande salto para acelerar o seu caminho para a sustentabilidade.
Assim, pretendendo atingir uma melhoria de eficiência e performance, a FORTeams LAB está agora focada em medir o consumo e a produção de resíduos para criar novas soluções sustentáveis aos consumidores. O objetivo final é conseguir ser a primeira primeira empresa de merchandising desportivo a pensar estrategicamente a sustentabilidade.
Através do projeto LOOP, por exemplo, a empresa consegue produzir novos produtos tendo por base os resíduos de todos os processos produtivos, criando ciclos infinitos onde não há perda de valor. “Nós não temos resíduos, nós temos matéria-prima”, sublinha Pedro Santos, CEO da FORteams LAB.
Fazer sweatshirts a partir de cachecóis que um clube não conseguiu vender é apenas uma das aplicações que pode ter o que antes seria considerado desperdício. A esta nova tendência o mundo têxtil dá o nome de Upcycling, uma ação que propõe a reutilização criativa de resíduos e excedentes, dando-lhes uma nova vida.
“Quando criamos um artigo novo, fazemos o design já a pensar na segunda vida desse produto”, esclarece Pedro Santos, CEO da FORteams LAB
Objetivos para 2022 da FORteams LAB:
- Acrescentar a certificação pela norma ISO 14001 às certificações já existentes;
- Avaliar a pegada carbónica da cadeia produtiva e criar um roadmap para a obtenção da neutralidade carbónica.
Além destes objetivos, a empresa já traçou outros para os próximos anos: tem como meta a neutralidade da pegada carbónica até 2030, pretende alterar a frota automóvel, assim como o revestimento do edifício da empresa para poupança de energia e, por último, quer investir em painéis fotovoltaicos.
O Acelerador de Sustentabilidade é uma iniciativa que consiste na realização de sessões de formação (workshops online) onde se apresentam estratégias, conselhos e passos para descarbonizar e ter um negócio sustentável, dentro daquilo que são os objetivos europeus e mundiais.
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