12 janeiro 2015 12:29

TEIMOSIA: ouvir o que os instrutores têm para dizer são essenciais para esclarecer dúvidas e cumprir o plano de treino
alexandre bordalo
Apesar dos alertas dos instrutores e personal trainers, ainda há quem os ignore e prefira fazer as coisas à sua maneira, prejudicando a sua saúde. Conheça as consequências.
12 janeiro 2015 12:29
Quem treina a sério não comete deslizes, porque sabe os riscos que corre. Geralmente são os principiantes que cometem mais erros no ginásio. Miguel Ângelo Barradas, personal trainer do Virgin Active Palácio SottoMayor, enumera aqueles a que assiste com mais frequência, e as suas consequências.
Ignorar o aquecimento antes de começar
Esta é uma falha que lhe pode sair cara, pois o corpo precisa de estar previamente estimulado antes de iniciar os exercícios para evitar o risco de lesões e otimizar a eficiência do programa de treino.
Utilizar mal as máquinas
As máquinas dos ginásios são desenhadas por biomecânicos para serem seguras para o simples utilizador. Mas é frequente ver alunos que modificam a forma de executar os exercícios não se apercebendo que estão a colocar em risco a sua segurança e a dos outros.
Não beber durante o treino
A hidratação é fundamental antes, depois e durante o exercício. Apesar da maior parte dos ginásios e health clubs terem bebedouros, o ideal é levar a sua garrafa de água para evitar perdas de tempo durante o treino.
Fazer longas pausas entre os exercícios
O descanso entre exercícios é tao importante como o programa de treino que se realiza. É frequente ver alunos ao telemóvel ou em conversa com os amigos esquecendo-se que estão a treinar, e fazendo assim períodos excessivos de descanso entre exercícios e séries.
Exercitar apenas o cardio
Um programa de treino bem orientado deve incluir exercícios de força e exercício cardiovascular. Limitar o treino apenas a uma destas componentes torna o programa inadequado para qualquer objetivo. É a combinação entre eles que permite retirar benefícios da prática de exercício físico
Não pedir ajuda ao staff
A maior parte dos ginásios e health clubs dispõe de equipas de instrutores, com formação em atividade física e exercício, para fazer a avaliação física dos alunos e ajudá-los na prescrição e execução do treino. Eles são essenciais para esclarecer dúvidas em relação ao funcionamento das máquinas ou à melhor forma de cumprir o plano de treino.
Treinar de estômago vazio
É fundamental comer meia hora antes do treino e também depois dele. A prática de exercício físico exige um dispêndio acrescido de energia que deverá ser reposto ou mantido.