Guerra na Ucrânia

UE alerta que invasão da Ucrânia constitui um recuo no combate às mudanças climáticas

1 novembro 2022 16:37

O chefe da Unidade para as Relações entre a União Africana e o Grupo dos Estados ACP na Comissão Europeia alertou esta terça-feira que a "agressão russa da Ucrânia" constitui um retrocesso no combate às mudanças climáticas

1 novembro 2022 16:37

Domenico Rosa referiu-se ao impacto para o clima da invasão da Rússia à Ucrânia, quando falava sobre o tema "Desafios globais da cooperação sobre mudança climática visando a adaptação e mitigação na véspera da COP 27", no âmbito da 42.ª Sessão da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE, que decorre em Maputo.

"A agressão russa da Ucrânia constitui um retrocesso no compromisso global de redução do uso de energias fósseis", destacou Rosa.

Aquele responsável assinalou que o recuo na luta contra as alterações climáticas vai agudizar a exposição dos países vulneráveis aos desastres ambientais.

Apesar dos contratempos provocados pela invasão da Rússia à Ucrânia, prosseguiu, a UE continua empenhada na implementação de políticas que permitam a adaptação a formas de vida que possam mitigar os efeitos sobre o clima.

"Todos os países devem manter a relevância da adaptação e da mitigação dos impactos das alterações climáticas", enfatizou Domenico Rosa.