Guerra na Ucrânia

Apoio para a adesão da Finlândia à NATO sobe

9 maio 2022 18:06

Manifestação de apoio à Ucrânia na catedral de Helsínquia

emmi korhonen/getty

Neste novo inquérito de opinião, todos os espetros políticos se mostram favoráveis à integração na Aliança militar, concluiu igualmente o estudo

9 maio 2022 18:06

Mais de três quartos dos finlandeses apoiam atualmente uma candidatura do país à NATO, indicou uma nova sondagem hoje divulgada, a poucos dias da aguardada decisão de Helsínquia sobre esta matéria. Segundo uma sondagem emitida pela televisão pública Yle, 76% dos finlandeses desejam que o país adira à NATO, naquela que é a maior percentagem de apoio registada até ao momento. Em março passado, o nível de apoio dos finlandeses era de 60%.

Neste novo inquérito de opinião, todos os espetros políticos se mostram favoráveis à integração na Aliança militar, concluiu igualmente o estudo. Como na Suécia, a invasão russa da Ucrânia motivou uma alteração das perceções na opinião pública, até ao momento muito dividida sobre o tema. Antes da invasão da Ucrânia, os apoiantes na Finlândia de uma adesão à NATO oscilavam nos últimos anos entre os 20% e os 30%.

O Presidente finlandês, Sauli Niinistro, deve oficialmente anunciar a sua posição pessoal sobre a adesão à NATO na próxima quinta-feira e os analistas locais admitem que a oficialização da candidatura possa acontecer nos próximos dias.

Uma maioria está também garantida no parlamento, com uma recente sondagem a indicar que 121 dos 200 deputados são favoráveis à adesão, com apenas dez dos inquiridos a pronunciarem-se contra.