Geração E

Mimicat sobe ao palco para a primeira semifinal, mas já conquistou Helsínquia: Portugal na Eurovisão 2023 em números

Mimicat sobe ao palco para a primeira semifinal, mas já conquistou Helsínquia: Portugal na Eurovisão 2023 em números
Corinne Cumming / EBU
Mimicat e “Ai Coração” estão a deixar as pulsações da Europa a subir para mil. Se os números do streaming ditassem os resultados do festival, a canção que representa Portugal seria tudo menos caso perdido. A artista disparou nas audições continente fora e conquistou a capital da Finlândia (um país que pode muito bem ganhar este ano) com totais acima da segunda maior cidade portuguesa. Estes são os números de Portugal na Eurovisão 2023

Desde que venceu o Festival da Canção com “Ai Coração”, Mimicat ganhou uma nova vida nas plataformas de streaming musical. A artista faz voar a bandeira portuguesa na Eurovisão deste ano, em Liverpool, que arranca esta terça-feira (9 de maio) com a primeira semifinal aquela onde competimos.

A primeira etapa é a passagem à final. A certeza já foi menor, mas fãs do evento e casas de apostas dizem agora que é bem possível. Ao analisar os números das plataformas, esse desejo não é descabido; e os resultados são impressionantes.

Mimicat foi mais ouvida em Lisboa e, logo depois… Helsínquia

Mimicat chegou a mais de 935 mil pessoas, através do Spotify. Lisboa é a cidade que mais ouviu a artista, com 18.660 ouvintes só no último mês.

Mas os números mostram algo surpreendente: a portuguesa atraíu mais de 10 mil ouvintes em Helsínquia, sendo a capital da Finlândia a segunda cidade que mais ouviu a música que sobe hoje ao palco em Liverpool.

Completam o top 5 as cidades do Porto, Londres e Madrid.

Amplie o mapa e selecione a região para ver os números

Mimicat já chegou a mais de milhão e meio

Mimicat, que se candidatou ao Festival da Canção em livre submissão, disse, no seu discurso da vitória, ser uma underdog, mas a vitória no concurso trouxe-lhe novo ânimo: as suas músicas no Spotify já chegaram a mais de 1,55 milhões de pessoas.

“Ai Coração”, a música que apresenta esta terça-feira cuja atuação está a ser aclamada e “muito aplaudida” consta, atualmente, em 34 listas de reprodução, chegando a mais de 35 mil ouvintes na plataforma. Apesar da canção ter saído um pouco antes, aquando da revelação dos temas a concurso na etapa portuguesa, é notório o seu crescimento desde que venceu o Festival da Canção.

A canção portuguesa é a nona mais popular da primeira semifinal (entre 15)…

Que a música de Mimicat foi aplaudida nos ensaios já sabemos, mas é, segundo o Spotify, a nona música mais popular das 15 que se vão ouvir em Liverpool.

Em primeiro lugar está a música “Tattoo”, de Loreen, que representa a Suécia (84%) também uma das grandes favoritas a ganhar. A que parece ser menos favorita é “Tell Me More”, do Azerbaijão (56%). A música de Israel, intitulada “Unicorn”, é a única que não tem dados disponíveis.

Olhando para o panorama geral, os reis desta semifinal vêm dos países nórdicos. Suécia, Noruega e Finlândia, por esta ordem, são as três canções mais populares e que figuram em mais playlists no Spotify.

“Ai Coração”, ao surgir em 44 listras de reprodução na plataforma, acumula uma popularidade de 61%, segundo a plataforma Songstats. Há pelo menos cinco canções com uma popularidade mais baixa: o número de canções que ficam de fora da semifinal. Ou seja, mesmo aqui, o apuramento é probabilidade.

No gráfico, pode procurar cada país para o isolar e fazer a sua análise.

A primeira semifinal do festival da Eurovisão, em que atua Mimicat, realiza-se esta terça-feira a partir das 20h. Apurando-se para a final, a cantora portuguesa volta a subir ao palco da arena de Liverpool no próximo sábado, 13 de maio.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: cbarros@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas